Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Cite, pela ordem, os cinco Presidentes da República no regime militar.
Governo Castello Branco (1964 - 1967), Governo Costa e Silva (1967 - 1969), Governo da Junta Militar (1969), Governo Médici (1969-1974), Governo Geisel (1974 - 1979).
2) No interior do regime militar havia divergências sobre os rumos a serem impostos ao país. Nesse sentido, explique o que era a “linha dura” e aponte operíodo que ela teve maior influência.
Linha dura é um termo usado em Política para designar uma corrente ou facção, dentro de um movimento, partido ou governo, que adota posições mais radicais, menos moderadas e mais intolerantes, especialmente no contexto de regimes autoritários. Geisel, por conta da abertura do regime, enfrentou uma dura oposição dentro das Forças Armadas, que ficou conhecida comoa linha dura do Exército, que ansiava por mais espaço dentro do governo e a permanência da repressão, que incluía prisões, julgamentos sumários e tortura, defendendo a permanência da ditadura. Esse grupo alegava que a volta da democracia poderia trazer de volta o “perigo do comunismo”. Mas os historiadores vão além e dizem que a defesa da ditadura escondia também interesses particulares. Os linhaduras realizaram diversos atos de violência contra presos políticos e atentados políticos e procuraram culpar os movimentos de esquerda por eles. Dentre esses atos, destacaram-se dois: a morte do jornalista Wladimir Herzog dentro da prisão e o atentado ao RioCentro, no Rio de Janeiro.
3) O que foi a “luta armada”? É correto afirmar que ela foi apoiada por todos aqueles que eram contra a ditadura?Justifique sua resposta.
No Brasil, a luta armada contra a ditadura militar que vigorou no país no período de 1964 a 1985, era constituída por guerrilheiros influenciados por socialistas como Fidel Castro, que em Cuba, conseguiu formar fortes grupos de resistência e tomar o poder. Sim, pois foi uma luta contra a ditadura militar, e teve o apoio de socialistas como Fidel Castro.
4) Cite o nomede pelo menos cinco artistas que se posicionaram sistematicamente contra o regime militar no Brasil.
Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Paulo Coelho e Raul Seixas.
5) O que foi a chamada “Abertura política”? Quando ela se iniciou? Aponte quatro momentos importantes no seu desenvolvimento.
A abertura política brasileira foi um processo de desestabilização da estrutura do Regime Militarà época predominante no País. Inicia-se em 1974 com o governo do General Ernesto Geisel e termina em 1985 com o mandato de João Baptista Figueiredo, ano em que a ditadura militar é extinta.Em 1974, o partido de oposição, MDB (Movimento Democrático Brasileiro) vence as eleições, período em que fora liberada a campanha eleitoral gratuita em rede nacional de rádio e TV. Algumas vitórias foramatingidas neste período, como a revogação dos Atos Institucionais. A censura estabelecida por órgãos oficiais é banida, embora a liberdade de expressão ainda se encontre relativizada neste período. No campo ideológico, os militares radicais que não queriam o fim do regime militar, de janeiro a agosto de 1980, começaram a explodir bombas em todo o país.
6) De que forma Luiz Inácio da Silva, o Lula, seprojetou no cenário nacional? Quando isso ocorreu?
Começou a militar no movimento sindical (1969) e, seis anos depois, assumiu a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Em pleno regime militar, liderou (1978) a primeira grande greve operária do Brasil em dez anos. Durante outra greve (1980), foi preso e enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Essas greves demetalúrgicos do ABC paulista projetaram-no como líder do movimento sindical brasileiro. 
7) O que foi a campanha das Diretas Já? Quem a promoveu? Quando ela ocorreu?
Diretas Já foi um dos movimentos de maior participação popular, da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo e propunha eleições diretas para o cargo de Presidente da República. Lideranças...
tracking img