Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2010
1 INTRODUÇÃO

Toda e qualquer sociedade vitimizada por uma Ditadura Militar vê o seu direito de liberdade cerceado, assim como tantos outros direitos que hoje, felizmente, são garantidospela própria Constituição Federal de 1988. Essa forma de governo totalitário extingue a participação política da sociedade, controlando-a e mobilizando-a através de inúmeras campanhas positivas acerca dosistema e também através de repressão.
A Ditadura Militar ocorreu no Brasil com a destituição de João Goulart e todo o poder do país passou a ser exercido apenas pelos militares, os quaismonopolizaram o governo e iniciaram uma série de retaliações aos opositores dessa nova forma de governo.
Na era da ditadura, que se iniciou no Brasil em 1964, inúmeras mudanças acontecem: o presidente nãomais é um cidadão escolhido pelo povo através do voto secreto e direto, mas um general do Exército, escolhido pelas Forças Armadas; é vetado o direito de aderir a uma greve por parte dos trabalhadores;a censura é fortemente marcada, principalmente em relação àqueles que utilizavam a arte como instrumento de protesta; além, obviamente, de tantas outras situações.
Desse modo, é inegável o quanto aditadura foi maléfica para a consumação dos Direitos Humanos e da Cidadania, fortemente garantidas pela Constituição Federal de 1988.
O presente trabalho tem como escopo principal contextualizar arealidade brasileira na período da ditadura militar, analisando as diretrizes da política social da época e enfatizando o papel do assistente social frente a essa realidade. Nessa perspectiva, serãoapresentados o surgimento da necessidade de uma nova prática do assistente e os mecanismos utilizados para o processo de renovação da profissão.

2 DESENVOLVIMENTO

Durante os 21 anos de DitaduraMilitar, o povo brasileiro vivenciou a negação dos Direitos Humanos e a intensificação das questões sociais, nas quais eram visíveis a instalação do desemprego ( com todas as suas principais...
tracking img