Distubios da glandula paratireoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA E INTERVENÇÕES ODONTOLÓGICAS
ESTADO EDÊNTULO, PRÓTESES E IMPLANTODONTIA
01 - CONCEITO DE HOLOS
Para que possamos falar satisfatoriamente sobre uma Psicologia Odontológica, faz-se necessário que se pense em interdisciplinaridade e holismo. Holismo é um conceito que embora venha sendo utilizado com freqüência desde a década de setenta é bastante antigo. Já em 1926, Christian Smutzfalava em sua obra sobre "uma tendência integradora, holística .... registrada em todos os estágios da existência, algo fundamental no Universo (citado por Rogers em Um jeito de ser).
Alfred Adler (1933), utilizando o conceito de Smutz fundamenta sua teoria de que "não pode haver mais nenhuma dúvida de que tudo o que chamamos de corpo traz em si uma luta para se tornar um todo".
Rogers (1959), falade uma tendência organizadora do universo e em 1980 diz : "Gostaria de destacar duas tendências que tiveram uma importância cada vez maior em meu pensamento, à medida que os anos passaram. Uma delas é a tendência à realização, uma característica da vida orgânica. A outra é a tendência formativa, característica do Universo como um todo. Juntas elas constituem a pedra fundamental da AbordagemCentrada na Pessoa".
 
Outros teóricos:
• Alvin Tofler - "A terceira Onda" (economia)
• Fritjof Capra - "O Ponto de Mutação" (física)
• Ken Dychtwald - "Corpomente" (gerontologia)
• Alexander Lowen - "O Corpo Traído", "O Corpo em Depressão" (Psicólogo e fundador da bioenergética)
02 - HOLODONTIA -
Visão na Odontologia do indivíduo como um todo. Sob esta nova visão, cadaindivíduo é ele, seus dentes, sua boca, suas emoções e sua vida. Daí a necessidade da interdisciplinaridade e da humanização dos instrumentos e profissionais na área odontológica.
• 02.1- Parâmetros -
Espaço
Postura
Movimento
03 - PSICOLOGIA CORPORAL E HOLISMO -
• 03.1- Parâmetros -
Espaço
Postura
Movimento
Tensão Muscular
 
04 - COLUNA VERTEBRAL
Para a Medicina Chinesa (a mais antigaque se conhece) a coluna cervical é o caminho por onde a energia que vem do cosmos passa pelo homem, atravessando-o e dando-lhe saúde, descendo depois para a terra. O homem seria um mediador dessa energia, por isto, ter uma má postura vertebral é um desrespeito á natureza, pois impede que o CHI (energia universal) desça para a terra.
O mau posicionamento da coluna provoca distúrbios de ordempsicossomática e isto é atribuído à má distribuição do CHI pelas diversas partes do corpo. É razoável pensar-se, pois, que o maxilar e todas as partes que compõem a zona oral sofram influência desta má distribuição da energia.
Para a Psicologia Corporal, o corpo e principalmente a coluna vertebral é o ponto de descarga das emoções provocadas pelas experiências traumáticas comprometendo assim corpo epsiquismo.
05 - O MAXILAR E A PSICOLOGIA CORPORAL
Para Freud, pai da Psicanálise, a criança em seu desenvolvimento, passa por estágios e estes são importantes para a formação da personalidade sadia, desde que sejam ultrapassados de forma saudável. O primeiro deles, é o estágio oral. Em Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), Freud descreve uma sexualidade oral, por ele evidenciada noadulto e que tem suas raízes na infância. Para ele, as atividades de sugar e chupar evidenciam a pulsão sexual que, de início, para satisfazer-se, é apoiada numa função vital, a alimentação. Depois, torna-se independente e se satisfaz de forma auto-erótica. Em 1915 ele descreve como primeira etapa do desenvolvimento da sexualidade humana o que chamou de "fase oral". Nesta fase, a fonte desatisfação é a zona oral. O objeto da satisfação está relacionado a dois aspectos: o prazer e a incorporação. Isto é: ao mesmo tempo em que sente prazer de sugar o seio materno para se alimentar ou levar à boca os objetos ao seu alcance, o bebê, tem a fantasia de incorporar a si mesmo o objeto do seu desejo e necessidade e, ao mesmo tempo, entra em contato com a realidade Como esta é a primeira fase do...
tracking img