Dispositivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dúvidas Gerencia de Projetos | | | |

1. Por que usar o corpo de conhecimentos em gerência de projetos?

O corpo de conhecimentos em Gerência de Projetos (apresentação pode ser obtida em http://www.pmi.org/pmief/learningzone/PL-Video.asp) foi desenvolvido a partir de anos de experiência de inúmeros profissionais em Gerência de Projetos do PMI - Project Management Institute (no RS verhttp://www.pmirs.org.br/site/). Visa poupar tempo e recursos em um projeto através do adequado planejamento e da consideração de todos os fatores relevantes que possam afetar o resultado do projeto. Os benefícios são comprovados - economia de recursos e resultados de melhor qualidade.
2. Benefícios * Atingimento de objetivos devidamente negociados; * Planejamento com a aprovação de todos osinteressados (stakeholders) e envolvidos; * Clareza de objetivos e de critérios de medição de qualidade e desempenho; * Coordenação adequada dos recursos; * Identificação e gerência dos riscos; * Economia de tempo e dinheiro; * Um resultado de projeto aceito e aprovado por todos (tanto fornecedor quanto cliente).

3. Por que a aplicação adequadado corpo de conhecimentos em gerência deprojetos garante tais benefícios?

Fornece subsídios para o desenvolvimento de um plano de projeto que permita detectar e resolver problemas antes que estes saiam do controle. Alguns métodos de planejamento de projeto foram desenvolvidos há mais de século (Gantt morreu há mais de 100 anos atrás) e tiveram comprovada a sua eficássia. Tais métodos fornecem às pessoas, de forma simples e direta, amaneira como estas podem cooperar para produzir exatamente o que é requerido e necessário para o bom resultado do projeto. Além de distribuir com clareza as responsabilidades de cada tarefa e como cada uma deve ser executada, a metodologia de Gerência de Projeto fornece um conjunto de processos coordenados e traçáveis tal que seja possível visualizar e planejar todos os aspectos de um projeto. Com umsólido respaldo de experiência na área de gerência de projetos, aliado a uma grande flexibilidade e facilidade de aprender com as situações novas, corriqueiras em projetos, juntamente com a habilidade de perceber e identificar os fatores e elementos que são de relevância para o resultado de cada projeto, é possível elaborar e implementar uma metodologia de Gerência de Projeto que seja assertiva,eficaz e eficiente na obtenção dos melhores resultados de projeto.

É importante ressaltar a distinção clara entre CONTEXTO e CONTEÚDO em Project Management. O PMBOK® (livro editado pelo PMI - Project Management Institute member - Veja http://www.pmi.org, com referência do corpo de conhecimentos de Gerência de Projetos) não entra em momento algum no conteúdo, que é totalmente afeto à áreaespecífica onde os conhecimentos de PM estariam sendo aplicados. Assim, enquanto que o expertise de CONTEXTO (PM) é o mesmo, o expertise de CONTEÚDO pode variar enormemente desde abertura e administração de negócio, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Elétrica, até Tecnologia da Informação. Com o adequado domínio do corpo de conhecimentos em PM, é possível atuar em qualquer área, desde que saiba secoordenar com os peritos da área de conteúdo do projeto em questão. Com respeito a aplicação prática destes conhecimentos, principalmente no aspecto de métricas, qualidade e risco, detalhes de conteúdo são indispensáveis. Neste aspecto a experiência do Gerente de Projeto é fundamental para identificar em conjunto com o(s) perito(s) qual a informação relevante para que tenha visibilidade aosStakeholders (interessados). Usualmente o perito não tem a preocupação na identificação deste tipo de informação e tampouco tem a cultura de gestão e controle de contexto, como ocorre em PM. Cresce inclusive dentro das discussões em PM que o Gerente de Projeto não deve se envolver com o conteúdo, mesmo que tenha familiaridade com o mesmo, justamente para se concentrar no contexto, e ao mesmo tempo...
tracking img