Dispaurenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dispaurenia

Introdução:

Entende-se por Dispareunia dor que surge nos órgãos genitais durante ou
imediatamente após as relações sexuais.

Dentre as atividades sexuais, a penetração (pênis x vagina), é a prática que
caracteriza a própria relação sexual. A vinculação é tamanha, que se alguém tem relação utilizando sexo oral ou manipulações genitais, não se percebe ou é percebido, comotendo tido uma relação, mas sim, que houve simplesmente jogos sexuais.
A valorização histórica dada à penetração é tão intensa, que as pessoas ou casais envolvidos com tais dificuldades, além dos incômodos físicos e impossibilidades
reprodutivas, percebem-se como anormais, inseguros e inferiores aos demais. Processo que progressivamente atinge outras áreas da vida relacional e, pela vergonha esentimentos de incompetência, faz com que se escondam e convivam com tais problemas por anos, sem que procurem ajuda. Tal fato impede que a freqüência com que estes transtornos ocorrem na população geral, não tenha sido realmente determinada.

A dispareunia é um problema mais frequente do que usualmente se pensa. Calcula-se que cerca de 50% das mulheres com vida sexual ativa referem períodos emque tiveram dor durante as relações sexuais. No entanto, a percentagem de mulheres em que o problema persiste e que procuram ajuda médica é muito inferior.

Manifestação da dispareunia:

A dor durante as relações sexuais pode surgir imediatamente antes da penetração, durante ou após o final do coito. A localização da dor pode ser superficial (na entrada da vagina, na abertura da uretra ou noclitóris) ou profunda.

Tais transtornos sexuais necessitam de um diagnóstico diferencial preciso, no
intuito de se avaliar a etiologia do problema para então tratálo. Pois as causas podem ter origens físicas, psicológicas ou mistas. Os transtornos podem ser primários (sempre foi dessa forma), ou secundários (instalou- se após um tempo ou um acontecimento), também podendo ocorrer em umadeterminada situação, mas não em outra.
Nos processos da dispareunia, as etiologias mais freqüentes são orgânicas, no entanto, progressivamente o medo simbólico associado terá representações psicológicas.
Como ainda hoje, algumas mulheres se dispõem a ter relações sexuais porque
seus parceiros assim o desejam, vivendo relações voltadas exclusivamente para a
satisfação das necessidades deles, poiso que realmente importa- lhes é agradá-los e não perdêlos.
Muitas vezes para esse tipo de mulher, seu desejo ou prazer com a atividade
sexual, não é o que conta. Algumas por desinformação e/ou até mesmo desvalias, vivem relações com incômodos físicos por muito tempo, sem que se dêem conta, de que não é para ser assim.

Apesar de um percentual muito amplo de casos de vaginismo ter como origemproblemas psicológicos, a avaliação ginecológica sempre será necessária. pois , o vaginismo pode ter tido como base primeira a dispareunia e esta, pode estar associada a um problema ginecológico. Assim, apesar do exame físico ginecológico de uma vagínica ser muito difícil e em alguns casos, praticamente impossível, pois mesmo quando elas conscientemente tentam fazê-lo não conseguem, poisassustadas e de forma inconsciente, travam as coxas involuntariamente e escapam pulando para a parte superior da mesa de exame.
É a reação fóbica que não lhes permite e, o impulso inconsciente que comanda
nesta hora, é a fuga de um perigo iminente.
Assim, uma abordagem inicial mais amena, como avaliações clínicas menos
invasivas, no que se refere ao exame do canal vaginal propriamente dito, podeocorrer.
desde que se restrinja ao relato detalhado da evolução do problema e em alguns casos, somente uma observação inicial da vulva, com a garantia de que não se irá introduzir qualquer coisa no canal. Processo que pode apontar algumas pistas diagnósticas, e garantir o início da formação de um vínculo de confiança, para futuras verificações. Pois a formação de um vínculo forte de intimidade e...
tracking img