Disk-on-ectados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE AUDIOVISUAIS E PUBLICIDADE

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MEMÓRIA DE PESQUISA

NOME: Tátylla Carneiro Mendes
TÍTULO: DISK-ON-ECTADOS

NOME DO CURSO: Comunicação Social
HABILITAÇÃO: Publicidade 

NOME DO ORIENTADOR: Profa. Dra. Selma Regina Nunes de Oliveira
BANCA: Wagner Rizzo e Sheila Campos

Agradecimentos:Agradeço em primeiro lugar aos meus pais, José R. Mendes Ferreira e Dirce Carneiro Moita, por acreditarem em mim, me darem liberdade de escolha e me apoiarem a fazer o que realmente gosto. Aos diretores Abaetê Queiroz e Juliana Drummond e aos atores Hugo Veiga e Paulo Assumpção que compraram a idéia e a briga junto comigo. À Selma Regina Nunes de Oliveira, minha orientadora, que me acompanhou emtodo esse longo processo e me compreendeu em todos os momentos. À todos os que ajudaram na realização do espetáculo: Caetano Maia, Bruno Caichiollo, Marcelo Dal Col, William Lopes, Edson Duavy, Nilton Júnior, Taíssa Costa, Carla Antonello, Samuel Ramos, Lucélia Freire, Luma Leroy, Douglas Lendel, Mateus Ferrari, Luisca Carvalho, Sheila Campos, Daniela Capillé, João Morgado, Felipe Meneses, IsaacFausto, Nathalie Amaral e às instituições UnB, Sesc Garagem (nas pessoas de Taís Felippe e Varuna Ribeiro), Photon Imagen, Belíssima Lingerie e Oficina Circo Íntimo.

APRESENTAÇÃO
OU DO QUE SE TRATA
A comunicação é um processo de troca de informações inerente ao homem. (Watzlawick et al. postularam a tese da impossibilidade de não se comunicar) (Santaella, 2006) Porém, tão natural quanto anecessidade de se comunicar é a dificuldade em fazê-lo. Mesmo após a invenção de tantos meios de comunicação, essa dificuldade continua existindo. Por vezes, ela é até intensificada por erros (ruídos) que envolvem esses meios, bem como: linhas cruzadas, telefones fora de área, acesso lento a Internet, emissoras fora do ar etc.
Esse é o pano de fundo do espetáculo “DISK-ON-ECTADOS”. Três atores dãovida a diversos personagens que, como quaisquer seres humanos, têm a necessidade absoluta de se comunicar. Mas nem sempre os meios de comunicação cumprem o seu papel de facilitar a troca de informações.
Isso se deve principalmente a presença da incomunicação nos meios de comunicação. Norval Baitello diz que é inútil pensar que a incomunicação age somente em surdina, nos bastidores e em silêncio.“Sobretudo nos excessos é que ela se faz presente. No excesso de informação, no excesso de tecnologia, no excesso de luz, no excesso de zelo, no excesso de visibilidade, no excesso de ordem.” (Baitello, 2005, p. 9-10)
Desse modo, o presente trabalho vai mostrar o que é e como surge a incomunicação, sua relação com a comunicação e sua manifestação nos meios de comunicação. Para que se possa, em seguidaexemplificar essa manifestação por meio da peça teatral.

PROBLEMA DA PESQUISA
OU O QUE ME MOTIVOU A FAZER ESSE TRABALHO
Este trabalho surgiu a partir da observação de que nem sempre os meios e veículos de comunicação cumprem o seu papel de facilitar a troca de informações. São inúmeras as falhas da tecnologia, os ruídos na comunicação, os obstáculos na linguagem que podemos perceberclaramente em nosso dia a dia.
Partindo dessa observação, elaborou-se o seguinte questionamento: De que forma e em que medida os ruídos nos meios de comunicação interferem na comunicação humana?

JUSTIFICATIVA
OU O PORQUÊ DE FAZER ESSE TRABALHO
A incomunicação é um fenômeno cada vez mais comum em nosso dia-a-dia. A esse respeito, Baitello comenta:
Quanto mais ressaltamos e nos orgulhamos dos bonsserviços e das qualidades da comunicação, mais a incomunicação ganha força e ousadia, provocando estragos, desfazendo e desmontando, distorcendo e deformando, semeando discórdia e gerando falsas expectativas, invertendo sinais e valores, azedando as relações e produzindo estranhamentos incômodos. (Baitello, 2005, p. 9)
“Se pensarmos Comunicação e Incomunicação como processos com os quais...
tracking img