Discursos direto e indireto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Discurso Direto
Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. É o que ocorre normalmente em diálogos. Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados eexpostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elasganhem vida, como em uma peça teatral. São muito comuns durante a reprodução das falas o uso de travessões, dois pontos, aspas e exclamações.
Exemplo:
Paulo diz:-Gisele, temos cinco anos de namoro e acho que já está na hora de te dizer uma coisa muito importante. Ansiosa Gisele fala:-Pode falar Paulo!
E ele a surpreende:
-Eu te amo! Quer se casar comigo?-Sim eu aceito! Gisele responde já com os olhos cheios de lágrimas.

Discurso Indireto
No discurso indireto o narrador conta ahistória e reproduz fala, e reações das personagens. É escrito normalmente em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras suas para reproduzir aquilo que foi dito pela personagem.Exemplo:
No começo da aula a professora Marlene, pediu aos alunos que fizessem um trabalho avaliativo contendo no mínimo dez questões sobre flexão verbal. O trabalho terá como objetivo avaliar oconhecimento dos alunos sobre o conteúdo trabalhado em sala.

Discurso Indireto Livre
O texto é escrito em terceira pessoa e o narrador conta a história, mas as personagens têm voz própria,de acordo com a necessidade do autor de fazê-lo. Sendo assim é uma mistura dos outros dois tipos de discurso e as duas vozes se fundem. Exemplo:
Caíra um temporal havia poucos...
tracking img