Discos ntfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA DOS DISCOS NTFS



HARD DISK: Onde está às partições, parte física do HD.

MASTER BOOT RECORD: A MBR é lida pela BIOS, que interpreta a tabela de partição e em seguida carrega um programa chamado "BOOTSTRAP", que é responsável pelo carregamento do sistema operacional, no setor de boot da partição que será o boot.

BOOT SECTOR: O setor de boot do HD armazena informações sobre osistema operacional instalado, quais arquivos devem ser carregados para inicializar o sistema.

MASTER FILE TABLE: É a principal estrutura do sistema NTFS, que substitui a FAT, armazenando as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos.

MASTER FILE TABLE COPY: É uma cópia de segurança da MFT.

MODO KERNEL: Tem acesso totalao hardware e aos recursos de sistema do computador. O modo kernel impede que serviços e aplicações modo usuário acessem áreas criticas do sistema operacional.

FILE SYSTEM DATA: Parte referente aos dados.

MODO USUÁRIO: Modo de Processamento em que os arquivos são executados.


MFT (Master File Table)

Cada entrada de arquivo ou diretório no MFT possui 2KB, onde são armazenados o nome doarquivo e seus atributos. Sobra então uma pequena área de dados, geralmente de tamanho 1500 bytes (pode variar dependendo do espaço ocupado pelo nome e pelos atributos do arquivo) que é usado para guardar o início do arquivo.
Caso o arquivo seja muito pequeno, ele poderá ser armazenado diretamente na entrada do MFT, caso contrário, serão armazenados apenas os números dos clusters ocupados peloarquivo.
Em alguns casos, não é possível armazenar nem mesmo os atributos do arquivo no MFT, neste caso, os atributos serão gravados em clusters vagos do HD e a MFT conterá apenas entradas que apontem para eles.
Ex.:
O arquivo Trab.xls será iniciado em CHS (0-0-9) e ele será encerrado em CHS (0-0-21).
O MFT é o arquivo mais importante em um FILE SYSTEM (NTFS). Ele mantém um registro de todos osarquivos no volume, sula localização lógica em pastas, sua localização física no disco e metadados sobre os arquivos, incluindo:
• Data de criação, data de modificação, data de acesso e data da última modificação no atributo de informações padrão.
• O tamanho físico e lógico do arquivo.
• Permissões (segurança de acesso) para o arquivo.
Todas essas informações são armazenadas emuma entrada na MFT, chamado MFT Entries.
As MFT Entries tem 1024 bytes, como padrão. Cada arquivo e pasta tem que ter uma MFT Entry, para ser reconhecido pelo computador, incluindo o MFT em si. As primeiras 16 entradas da MFT são reservadas para os arquivos de sistema NTFS, estas incluem:
MFT, MFT Mirror e BitMap.
Quando um arquivo é excluído uma MFT Entry é marcada como pronta para serreutilizada. Esta entry vai continuar a existir até que seja substituída por um novo arquivo. Quando um novo arquivo é criado no disco rígido ele substitui a próxima entrada MFT disponível, se não existirem entradas disponíveis para serem sobrescritas então o MFT começar a se expandir. Seguem dois exemplos a seguir:
Exemplo1:
Se existem 100 entradas na MFT e um arquivo, o arquivo X, é excluído e depoismais 1.000 arquivos são criados imediatamente em seguida a entrada MFT para o arquivo X seria substituída. Embora o conteúdo do arquivo possa existir no disco rígido, a entrada MFT que inclui o nome, metadados, etc, seria sobrescrita.
Exemplo 2:
Há 10 mil entradas no MFT. 1.000 são excluídas e 2 novos arquivos são adicionados imediatamente para a unidade. Portanto, 998 entradas devem serrecuperáveis. Mas se os dados dos arquivos são recuperáveis ou não vai depender do quanto eles tem para escreverem.

REALIZAÇÃO DE ACESSO AO DISCO NO SISTEMA NTFS

Após o teste POST, um driver de carregamento do sistema operacional chamado NTLDR instrui o processador para converter-se do modo real para o modo protegido. Drivers de sistema apropriados, embutidos no próprio NTLDR, são iniciados e...
tracking img