Disco embrionario trilaminar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCO EMBRIONÁRIO TRILAMINAR

Grandes mudanças ocorrem no embrião com a sua passagem do disco embrionário bilaminar para um disco embrionário trilaminar, composto de três camadas germinativas. Esteprocesso de formação de camadas germinativas é denominado gastrulação.

Gastrulação é um processo de ingressão e involução de células, que transforma o disco embrionário bilaminar em um discotrilaminar, composto por endoderma, mesoderma e ectoderma.

A gastrulação se inicia por volta do 15ª dia a partir do surgimento da linha primitiva.

A linha primitiva é uma estrutura formada a partirde células do epiblasto que migram para o plano mediano do disco embrionário. A linha primitiva é composta de fenda primitiva (ao longo do eixo crânio-caudal do embrião), fosseta primitiva e nóprimitivo (na região mais cefálica do embrião), todos derivados do epiblasto. A linha primitiva estabelece o eixo longitudinal e a simetria bilateral do disco embrionário.

As células migram da linhaprimitiva para as bordas do disco embrionário, onde se juntam ao mesoderma extra-embrionário que recobre o âmnio e o saco vitelino. Ao final da terceira semana, existe mesoderma entre o ectoderma e oendoderma em toda a extensão, exceto na membrana orofaríngea, na linha média ocupada pela notocorda (derivada do processo notocordal) e da membrana cloacal.
Elas migram a partir da linha primitiva paraformar o mesoblasto, que logo se organiza para formar o mesoderma intra-embrionário. Algumas células mesenquimais da linha primitiva migram lateralmente e cefalicamente entre o endoderma e omesoderma, até alcançarem as bordas do disco embrionário. Essas células são contínuas com o mesoderma extra-embrionário, que cobre o âmnio e o saco vitelino. Ele deriva do endoderma e do saco vitelino.Células do epiblasto que ingressam pela fosseta primitiva e migram cefalicamente geram a placa precordal (primórdio da membrana bucofaríngea) e o processo notocordal (tubo denso na região medial)....
tracking img