Diretrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE CONSTRUÍDA A PARTIR DE AÇÕES DE ENSINO , PESQUISA E EXTENSÃO

CYNTHIA ISABEL RAMOS VIVAS PONTE [ 1 ]
UFRGS/FACULDADE DE FARMÁCIA – (51) 33165416- ponte@cpovo.net
FERNANDO SETEMBRINO CRUZ MEIRELLES
UFRGS/INSTITUTO DE PESQUISAS-HIDRÁULICAS -(51) 3316.3307 fernando@prorext.ufrgs.br
KÁTIA VALENÇACORREIA LEANDRO DA SILVA
UFRGS/INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS-(51) 33167609- valencaorion.ufrgs.br


RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido no município de Viamão /RS , visando propor diretrizes para a política municipal de saúde. O trabalho teve um encaminhamento participativo envolvendo acadêmicos, população organizada e a estrutura de saúde existente no município. A partir da indissociabilidadedo ensino- pesquisa- extensão, foi possível criar um novo cenário onde futuros profissionais e as comunidades interagiram para a produção social da saúde.



I - Introdução


A saúde pode ser entendida como um fenômeno da expressão do modo de vida, estilo e condições de vida ( Possas,1989), capaz de explicar , junto com as condições de trabalho e do meio ambiente, o perfil epidemiológicoda população. Segundo Paim (1982), a saúde, enquanto estado vital, setor de produção e campo do saber, está articulada à estrutura da sociedade através das instâncias econômica e político-ideológica , possuindo , portanto, uma historicidade.

Saúde Pública é a ciência e a arte de manter, proteger e melhorar a saúde através dos esforços organizado da comunidade. Entende-se que onde há doença ousaúde deficiente, haverá falta de iniciativa e de energia para o trabalho, gerando baixos rendimentos individuais e familiares, grandes despesas com serviços médicos curativos, caracterizando um estado de deficiência da Saúde Pública. Os fatores que geram este quadro podem estar no meio mal saneado, na educação, habitação e nutrição deficiente.

Segundo Rodrigues, em Teoria y practica de la saludpública ( 1994), para essa nova prática, necessita-se de novos profissionais que desenvolvam processos de formação e capacitação sistemáticos, criativos e inovadores cujos eixos fundamentais serão a investigação e a articulação com os serviços de saúde.

A busca de novos cenários, onde a saúde é mais que uma simples alteração do equilíbrio biológico, e onde o futuro profissional aprende atrabalhar com as comunidades, são estratégicas importantes dos programas inovadores.

Pode-se ampliar o conceito de saúde para o de produção social de saúde, com o qual verifica-se que a saúde não resulta apenas da participação de um grupo de profissionais, mas inclui vários fatores como as condições sócio- econômicas que permitem estabelecer a equidade básica de oportunidades para o desempenho socialdas pessoas, das mínimas condições de vida que permitem manter o estado de saúde intacto; a participação das instituições de saúde de tipo público ( por ser este setor o mais importante e o único que pode apoiar as amplas massas sociais do ponto de vista orçamentário, técnico e institucional);os profissionais da saúde: enfermeiros, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, etc.; as instituiçõesacadêmicas que produzem os profissionais e contribuem na consolidação do conhecimento de saúde; e, finalmente, o fator central, a comunidade mesma, sem a qual não é possível estabelecer programas eficientes em saúde de tipo algum. Em essência é necessário considerar que sem um processo construtor de cidadania não é possível produzir saúde de qualidade.


A partir de coleta de dados sobre saúde deuma comunidade podemos conhecer o estado de saúde dessa comunidade nos aspectos mais significativos, descobrir as variações da mortalidade e morbidade na população e identificar as causas possíveis que as influenciam, relacionar a incidência das doenças com as condições do ambiente, o tipo da população e as condições do ambiente, o tipo da população e as condições de vida, comparar as...
tracking img