Direoto ambiental

1813 palavras 8 páginas
Almenara é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 36.254 habitantes.
Está situado as margens do Rio Jequitinhonha, dentro da região conhecida como Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do território brasileiro.
Durante muito tempo Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil. A poluição do Rio Jequitinhonha, causada pela extração do ouro feita com mercúrio trouxe danos imensos ao rio, diminuindo seu volume e, conseqüentemente alterando seu curso, retirou-lhe este atrativo.
A região vive essencialmente da pecuária.
É um município situado a 744km à nordeste da capital mineira, Almenara tem suas origens históricas ligadas às expedições que cortaram a região em busca do ouro, por volta de 1727, comandas pelo bandeirante paulista Sebastião Lima do Prado. Segundo a tradição, 1811, o alferes Julião Fernandes Leão instalou, às margens do Rio Jequitinhonha, um Posto de Vigilância e Apaziguamento dos índios Guaranis. O povoado formado nas proximidades, ficou conhecido como São João da Vigia e foi elevado à categoria de distrito em 1880, pertencendo a Araçuaí e, posteriormente, a Jequitinhonha. Passa a município com denominação de Vigia. Posteriormente, recebeu a denominação de Almenara 1943), palavra do árabe que significa "fogaréu que se acende nas mouriscas" ou simplesmente "farol". Interessante denominação para um lugar que servia exatamente como posto de vigilância da rota do ouro. Apesar da recente emancipação, tem apenas 67 anos de autonomia política, Almenara é uma das principais cidades do Vale do Jequitinhonha. Beneficiada por estar bem situada geograficamente, faz ser um dos principais pólos regionais. A praia de Almenara, já foi considerada uma das mais belas praias fluvias do Brasil. Hoje, com o garimpo predatório na cabeceira do Rio Jequitinhonha, suas águas estão poluídas com mercúrio, óleo, etc. Suas areias claras ficaram escuras e sujas. O Morro do Cruzeiro, que foi palco dos históricos

Relacionados