Direitos humnaos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina de Ética na Função Policial
Data: 22/09/2012
Tutor: Nome do Tutor
Aluno: Roberton Miller soares de Araújo
Título : Respeitar e promover os direitos humanos: uma obrigação doservidor policial.

Os direitos humanos derivam da dignidade e do valor inerente à pessoa humana e em igual medida independe do critério de raça, cor, sexo, religião, nacionalidade ou origem social,propriedade, política, opinião, ou qualquer outro status. No plano interno e internacional é crescente a preocupação com os direitos humanos. E é da substância da atividade policial, em um Estadodemocrático de direito, respeitar e promover esses direitos, uma vez que afeta diretamente o modo como o servidor policial desempenha suas funções.
A polícia, que tem sua origem confundida com a própria gênesedo estado, é criada e tem como funções primordiais a de manter a ordem pública, a liberdade, a incolumidade das pessoas, a propriedade e a segurança. Encarrega-se de um lado de reprimir, investigar ecombater diversos crimes, entre eles, o tráfico de drogas e armas, terrorismo, crime organizado, “colarinho branco”, homicídios, roubo, e de outro reafirmar o comprometimento de bem cumprir fielmentesuas leis e respeitando e promovendo os direitos da pessoa humana.
Para bem cumprir esse mister é necessário investir em bens materiais, novos equipamentos, estrutura e tecnologia, mas não é só, éindispensável preparar o mais valioso dos patrimônios, o patrimônio humano da instituição, o policial, acompanhado de uma política de Estado, de valorização dos seus servidores policiais, comremuneração digna, treinamento contínuo e de qualidade. Consciente do limite de sua atuação, bem preparado, o policial desempenhará suas atividades com eficiência, cumprindo as leis e respeitando e promovendo osdireitos de todas as pessoas.
A prática de tortura sobre suspeitos ou presos comuns, o emprego de força e uso de armas de fogo por parte da polícia, o abuso de autoridade, execuções ilegais...
tracking img