Direitos Humanos e Cidadania (SES18)

282 palavras 2 páginas
1. Avaliação I - Redação Individual (247546)
Direitos Humanos e Cidadania (SES18)

Prova: 2114601
QUESTÃO:
1. A concepção de liberdade e igualdade individual e o Estado como garantidor dosdireitos civis é uma das características do liberalismo. Este tipo de visão é um atributo individualista à cidadania. Escreva uma redação com o tema: A CONCEPÇÃO DE CIDADANIA NA VISÃO DO SOCIALISMO PREGADOPOR MARX.
RESPOSTA ESPERADA:
Para Marx, a adoção do modelo de governo socialista poderia se dar através da revolução do proletariado, que resultaria em uma sociedade sem classe social. Marxacreditava que a burguesia usava de seus direitos para dominar o proletariado, e que a exploração exercida pela burguesia retirava dos operários seus direitos básicos, o que tornava a cidadania como direitode apenas determinado grupo social.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (247548)
Direitos Humanos e Cidadania (SES18)

Prova: 2114670
QUESTÃO:
1. Covre(2006), em seu livro “O que é cidadania”, reflete que a importância da cidadania está na garantia dos direitos da pessoa. A autora subdivide esses direitos em: direitos civis, políticos esocioeconômicos. Explique esses direitos.

FONTE: COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. Coleção Primeiros Passos. 14. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
RESPOSTA ESPERADA:
Por direitos civisentende-se o direito de dispor do próprio corpo, no que diz respeito à locomoção, ou seja, o direito de ir e vir. Por direitos políticos entende-se o direito da livre expressão, seja religiosa, cultural epolítica, garantia de participação. Por direito socioeconômico entende-se o direito a ter satisfeitas suas necessidades básicas, como saúde, alimento, educação, entre outras.

Relacionados

  • direitos humanos e cidadania
    483 palavras | 2 páginas