Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões
1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto:  dois trechos que justifiquem a sua respostasobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
R: Morosidade no julgamento dos acusados do mensalão. Quanto ao ponto de vista do autor,ele faz duras críticas a morosidade do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do STF que tendem a protelar o curso do processo dos acusadosdo mensalão. Podemos notar nas frases “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica maisobjetiva, direta e sucinta” e “que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual seria levado, conforme se especula, pela tendência a absolvere pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro” o real ponto de vista do autor, conforme otexto descrito.

2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg(1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso sedisseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneiramais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

R: Na primeira frase
tracking img