Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDERSON, Perry. O Estado Absolutista no Ocidente. In. Linhagens do Estado absolutista. São Paulo, Brasiliense, 3.Ed, 1995. P 15 a 41.





TESE:

Perry Anderson, autor do capítulo “o Estado absolutista no Ocidente”, procura estabelecer uma análise do papel do Estado Absolutista no Ocidente. Perry, vai estudar a essência do Estado Absoluto e as suas contradições, defendendo a idéia deuma política ainda com um caráter feudal, sendo o ultimo suspiro de uma nobreza feudal, e uma economia e uma sociedade burguesa.



ARGUMENTAÇÃO:

Perry Anderson, intelectual marxista, em “O Estado Absolutista no Ocidente” extraído de “Linhagens do Estado Absolutista”, propoe uma nova abordagem historica, referente às questões do desencadeamento do processo de centralização do poder de umEstado, partindo das relações existentes no Sistema Feudal.

Ao longo dos séculos XIV e XV, marco das dificuldades e dos limites do modo de produção feudal, teve como resultado o surgimento do Estado Absolutista no Ocidente no século XVI. As monarquias da França, Inglaterra e Espanha foram as primeiras a romperem com a estrutura da sociedade feudal, caracterizando então as transformações nosinstrumentos e nas relações de trabalho feudal.

No inicio da obra, Anderson aborda as concepções de Marx e Engels acerca da caracterização da monarquia absolutista européia. Segundo eles, o Estado absolutista foi estabelecido devido a uma condição basica onde havia “um equilibrio entre a aristocracia fundiária e a burguesia nascente. Segundo Anderson, a classificação do absolutismo como umequilibrio politico desliza para um tipo de Estado burguês enquanto tal. Pode-se analisar esses deslizes nas citações de Max, que diz que “sob a monarquia absoluta, a burocracia era apenas o meio de preparar o dominio de classe da burguesia.”

Perry, alega que as controversias acerca dos Estados absolutistas são importantes, pois vão permiter a delimitar as tranformações de um sistema feudal para ummodo de produção capitalista. Com isso, as caracteristicas que compõe a estrutura do Estado Absolutista, como os exercitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributário nacional, a codificação do direito e os primórdios de um Mercado unificado, são apresentadas como caracteristicas capitalistas, coincidindo com o fim da servidão.

Segundo Anderson, é plausivel as descrições doabsolutismo por Marx e Engels, no entanto ao se aprofundar nos estudos das estruturas do Estado absolutista do Ocidente fica invalidado tal juízo. Isso decorre devido ao fim da servidão não significar o fim das relações feudais no campo, pois enquanto o trabalho não era transformado em “força de trabalho”, as relaçoes de produção continuavam feudais.

Ao longo desse momento, Anderson passa adescontruir todas as perpectivas historiograficas, ao dizer que com o fim da servidão extinguia-se as relações no campo, e assim constituia-se um Estado absoluto capitalista. Na sua visao materialista, Perry acreditava que o absolutismo era “um aparelho de dominação feudal recolocado e reforçado, destinado a sujeitar as massas camponesas à sua posição social tradicional” já que a classe dominantepermanecia a mesma: a aristocracia feudal. Contudo, a nova forma de poder da nobreza foi determinada pela propagação da produção e da troca de mercadorias, pois ela submeteu-se a uma força do Estado centralizado que garantiu assim a sua condição privilegiada na camada social.

Anderson, acreditava que era essencial entender o que produziu o fenomeno novo do Absolutismo, para isso era precisopartir da logica e da significação da mudança ocorrida na estutura do estado aristocratico e da propriedade feudal. No decorrer da obra, Perry, descreve como se deu o processo de formação do absolutismo no Ocidente. Assim, ele começa por descrever o Feudalismo como, “modo de produção que se definia por uma unidade organica de economia e dominação politica”, e tinha o trabalho serviu como extração de...
tracking img