Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS CURSO DE ENFERMAGEM

ARTIGO ORIGINAL Samylla Maira Costa Siqueira1 Deise Rocha de A. Blós2

O PAPEL DA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE A PARTIR DE PRINCÍPIOS ÉTICOS RESUMO A problemática acerca da humanização no atendimento tem sido cada vez mais discutida e tem-se tentado implementar essa proposta em todos os âmbitos doatendimento ao usuário por se acreditar na sua eficácia na evolução do quadro do cliente. A prática da humanização é realizada em tarefas mínimas do dia-a-dia, mas que fazem toda a diferença no prognóstico do paciente, na satisfação da equipe e na reputação da instituição hospitalar. Devido ao fato de a Enfermagem ser a equipe presente nas 24 horas para o usuário e, consequentemente, os profissionaisque têm maior contato com o cliente, o processo de humanização deve partir prioritariamente desta, visando o progresso no quadro do paciente e o estabelecimento de laços humanitários e não apenas profissionais, para que assim a nossa assistência seja melhorada e possamos, de fato, ser verdadeiros cuidadores. Infere-se contudo que a inserção da humanização no atendimento só é possível mediante orespeito de princípios éticos, sendo portanto importante a ética no processo de humanização. Objetivo: Compreender os benefícios provenientes de uma assistência ética desempenhada pela equipe de Enfermagem no processo da assistência humanitária. Metodologia: O estudo apresenta uma abordagem de cunho qualitativo onde foram analisadas diferentes literaturas que tratam do tema proposto e obedecidas asnormas técnicas de Vancouver. Resultados: A utilização de princípios éticos como o sigilo, respeito e o cuidado individualizado, ajuda a promover uma assistência humanizada e é possível mediante ações simples, mas que demonstram grandes benefícios. Conclusão: O presente estudo aponta que uma assistência humanizada baseada em princípios éticos tem resultados positivos no quadro do cliente, notrabalho do hospital e a equipe acaba por atingir suas metas, demonstrando haver um boa articulação da Enfermagem frente aos seus objetivos. Palavras-chave: humanização; usuário; Enfermagem.
1 2

Acadêmica do curso de Enfermagem. E-mail: smcsiqueira@hotmail.com. Fone: (73) 8849-1467 Enfermeira emergencista e docente do curso de Enfermagem

2

INTRODUÇÃO

Humanização é o ato de humanizar.Humanizar é tornar humano. Trazendo para o nosso conceito, tornar-nos mais humanos e assegurarmos mais humanidade no tratamento ao outro. Segundo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde1, a humanização é:
A valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde e enfatiza a autonomia e o protagonismo desses sujeitos, a coresponsabilidade entre eles, oestabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão.

Mas, por que humanizar? Humanizar porque enquanto humanos é nosso dever ser dotados de humanidade e ética; porque a humanização está relacionada à evolução do quadro do paciente, cujo alvo do nosso trabalho é a satisfação do mesmo e, principalmente, porque a Enfermagem é a arte do cuidar e humanização e cuidado sãoindissociáveis. Este só é possível mediante princípios humanitários tais como: carinho, ética, respeito, valorização do próximo e estabelecimento de vínculos afetivos com o paciente, o protagonista do nosso cuidado. Humanizar a assistência de Enfermagem é assegurar ao cliente uma assistência individualizada e similar à que gostaríamos de receber, associando o conhecimento científico à prática dorespeito, da solidariedade, da empatia. É prestar um atendimento igualitário e holístico ao indivíduo, livre de juízos de valor, com vistas unicamente à sua condição de pessoa humana necessitada de intervenções. Nossas intervenções. Afinal, Enfermagem não é apenas ciência, mas também é arte. A arte do cuidar. O presente artigo trata de um estudo acerca do processo de humanização da assitência...
tracking img