Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oligopsonicos- Em economia, oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores, chamados de oligopsonistas, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso dooligopólio, onde existem apenas alguns vendedores e vários compradores.

Os oligopsonistas têm poder de mercado, devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, variando apenasa quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta. Seria uma situação intermediária entre a de monopsônio e a de mercado plenamente competitivo.

Em microeconomia,monopsonistas e oligopsonistas são assumidos como empresas maximizadoras de lucros e levam a falhas de mercado, devido à restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo dePareto que existiria em competição perfeita.

Tradicionalmente, a microeconomia assumia que tal problema era pouco relevante, ignorando-o então em seus modelos. Porém, foram verificados casosimportantes ao longo do tempo. Um exemplo de oligopsônio é o mercado de cacau, onde três firmas (Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut) compram a maior parte dos grãos de cacau, geralmenteproduzidos por pequenos agricultores de países menos desenvolvidos.
Porque o oligopsônio e uma competição imperfeita?
Por que é uma situação em que há vários ofertantes e poucos demandantes que podemse articular e controlar os preços dos produtos a que eles demandam. É uma situação muito rara, mas que pode acontecer.
Já oligopsônio é um mercado caracterizado por um pequeno número decompradores é responsável por uma parcela bastante expressiva das compras ocorridas no mercado.Um exemplo é a indústria automobilística: perceba que existem algumas indústrias desse ramo e que esse pequenonúmero de indústrias compram praticamente todas as peças das indústrias de auto-peças.Nesse caso podemos afirmar que a indústria automobilística é oligopsionista em relação de auto-peças....
tracking img