Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oie Com o passar dos tempos constatou-se que aquelas duas esferas (público e privada) que até pouco tempo consagravam-se como impenetráveis, cada uma resguardando de forma ferrenha seus postulados,os quais eram vislumbrados como distintos, passam-se gradativamente a comunicarem-se.

O caráter social muda de tal forma, que o indivíduo que era visto como singular, de modo até mesmo isolado,passa a ter uma perspectiva mais abrangente, de modo que paulatinamente as relações unas, começam a se consagrar de forma associativa. Tudo isso por força das rápidas transformações que vão surgindo nodecorrer do tempo. O indivíduo não se vê mais sozinho, mas sim como um ser capaz de interagir com outros, trocando suas experiências e evoluindo com isso, para um novo status social, aonde se primarápelo plural em detrimento do que se estabelecia como singular.

Através dessa nova perspectiva de vislumbrar o social, começam a se estabelecer as mudanças também de cunho econômico, político ejurídico, ansiando por uma nova forma de encarar e consagrar essa nova essência, pautando-se em métodos que visassem acompanhar essas transformações, não mais de forma isolada e absoluta.

É nestecontexto histórico-cultural, que começará a se estabelecer as diretrizes que nos guiarão até a contemporaneidade. O aspecto supremo e absoluto do código Civil passa a dar vazão ao constitucionalismosocial, ampliando-se com isso, uma incessante busca pelos direitos que se consagram como sociais e conseqüentemente uma miscigenação do que se cristalizava como público e privado, passando até mesmo a seremconfundidos de tão tênue que se estabelecerão suas distinções.

A constituição passa a ter papel preponderante nesse novo enfoque que vem se estabelecendo, pois gradativamente irá se alicerçarcomo centro de poder político-social, capaz de compreender esse novo momento, estabelecendo as diretrizes que deverão guiar e legitimar a ordem jurídica, dissolvendo qualquer impasse que se possa vir...
tracking img