Direito trabalhista no cotiadiano

841 palavras 4 páginas
Universidade Salvador
Psicologia

Direito
Direito Trabalhista

Feira de Santana/BA
Junho, 2015
Demissões de Garis Após Participação em Greve no Rio de Janeiro

Depois de comover o país no Carnaval carioca desse ano, os Garis voltaram às ruas do Rio de Janeiro. As promessas feitas pela empresa de limpeza do Rio (COMLURB) não foram cumpridas, mais de 50 trabalhadores foram demitidos com justa causa, pela participação política na greve, além de sofrerem ameaças e até agressões físicas de seus gerentes.
"Me botaram para capinar e varrer sozinho de sete da manhã às três e vinte da tarde ao término do serviço fui convocado o gerente estava na sala dele chegando lá ele me surpreendeu com minha justa causa". Depoimento de Josias Barbosa.
"O Eduardo Pais passa uma imagem de que o trabalhador está muito bem obrigada, mas na verdade o trabalhador está trabalhando de forma precária, sobre coação e sobre o medo". Depoimento de Celio Viana.
"(...) Inclusive dignidade humana ela vem acompanhada de uma série de direitos sócias básicos que são negados no processo que a gente vive de precarização das condições de atuação do profissional gari e outras demais categorias." Depoimento de Bruno Rosa
Com a onda crescente de retaliações na empresa, os Garis se reuniram em assembleia na Praça da Candelária nessa quarta-feira (10), com a presença de diversos movimentos sociais que apoiam o grupo. O ato foi convocado após a confirmação de dezenas de demissões políticas em retratação à greve histórica do carnaval, que alcançou, entre outras conquistas um reajuste salarial de 37%.
O cenário ainda pode piorar: listas de demissões em massa devem chegar nas gerencias a partir de janeiro de 2015, segundo os próprios trabalhadores.
Na manhã de quinta-feira (11) os Garis participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RJ, promovida pela Comissão do Trabalho, presidida pelo deputado Paulo Ramos e articulada pela Deputada Janira Rocha. Os relatos das demissões

Relacionados

  • Construção Infantil
    31758 palavras | 128 páginas