trabalhoPerfil epidemiológico da dengue no Brasil, nos anos 2009 a 2013. ¹

3645 palavras 15 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE
GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

Auremar Lima Brito

Perfil epidemiológico da dengue no Brasil, nos anos 2009 a 2013.

Trabalho de conclusão de curso, apresentado no formato de artigo cientifico ao UniCeub como requisito parcial para conclusão do curso de Bacharelado em biomedicina com orientação do professor Bruno Silva Milagres.

BRASÍLIA
2015

2

Perfil epidemiológico da dengue no Brasil, nos anos 2009 a 2013.
¹ Auremar Lima Brito
² Bruno Silva Milagres

Resumo
Dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes, o vírus tem quatro sorotipos e atualmente todos estão presentes no Brasil. A dengue apresenta sintomas típicos como febre alta, dores no corpo e hemorragias. O diagnóstico laboratorial é importante para confirmação e monitoramento do vírus. O número de casos está aumentando no Brasil atingindo milhões de pessoas, por isso faz-se necessário estudos epidemiológicos para conhecer melhor o comportamento da doença no país. A vigilância epidemiológica tem papel importante na sugestão de medidas de controles eficientes. O objetivo deste trabalho foi relatar a epidemiologia descritiva da dengue no Brasil, nos anos de 2009 a 2013, apresentando incidência, prevalência e letalidade da doença e expondo aspectos relacionados ao surgimento de novos casos. A metodologia utilizada foi de uma revisão bibliográfica no formato narrativo e foram usados artigos e boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.
Palavras chave: Dengue. Perfil Epidemiológico. Epidemiologia.

Epidemiology of dengue in Brazil, in the years 2009-2013.
Abstract
Dengue is a viral disease transmitted by the female Aedes mosquito, the virus has four serotypes and all are currently present in Brazil. Dengue has typical symptoms such as high fever, body aches and hemorrhagic phenomena. Laboratory diagnosis is important for confirmation and monitoring of virus. The number of cases is increasing in Brazil

Relacionados