Direito romano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAD / COSEAC - Administração Pública – (V. Redonda) Gabarito

Prova de Conhecimentos Específicos 1a QUESTÃO: (2,0 pontos)
Leia o trecho, abaixo, escrito pelo Representante das Seis Nações indígenas, em carta resposta a Benjamin Franklin. “Aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saberque vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa”. Elabore uma análise da situação apresentada e utilize, para tanto, as ideias de evolucionismo, etnocentrismo e relativismo cultural. Resposta: A perspectiva evolucionista, objetivando a compreensão da diversidade, emprega o método comparativo associado a uma visão unilinear de evolução. Assim, os evolucionistas analisam ‘padrões de educação’distintos a partir de uma perspectiva etnocêntrica. Deste modo, ‘graus de evolução’ e ‘estágios de desenvolvimento’ fazem parte da argumentação para explicar a distinção entre os ‘padrões de educação’. Evitando essa perspectiva, o representante das nações indígenas aponta apenas a distinção entre as diferentes concepções de educação que podemos observar ao comparar nações. Essa diferença pode sercompreendida através de um recurso metodológico, de caráter interpretativo: o relativismo cultural. Para tanto, é imprescindível a suspensão dos juízos de valor (do pesquisador) para que seja possível situar as práticas e valores, que se pretende compreender, como elementos posicionais no jogo das relações sociais.

1

PROGRAD / COSEAC - Administração Pública – (V. Redonda) Gabarito

2QUESTÃO: (1,0 ponto)
A guerra na Bósnia e no Afeganistão, os constantes conflitos entre palestinos e israelenses, o atentado terrorista de 11 de setembro nos EUA e, mais recentemente, a guerra no Iraque são alguns dos acontecimentos que reforçam a importância e a necessidade de uma cultura de tolerância e de convivência pacífica entre povos e grupos diferentes. Considerando a necessidade de criaçãodessa cultura de tolerância, seria correto afirmar que o etnocentrismo é um aliado, por ser um conceito que postula que toda crença só tem significação e validade no interior de seu próprio contexto? Justifique sua resposta. Resposta: Não, o etnocentrismo faz parte da vida social. Trata-se da inclinação dos sujeitos em julgar práticas e comportamentos alheios utilizando como padrão os valores epráticas coletivas que compartilharam e o tornaram membros de uma determinada sociedade. Apesar de garantir a integridade física e psíquica de um grupo, pois reforça o sentimento de pertença a uma determinada coletividade, a falta de reflexão continuada acerca da prática etnocêntrica é inibidora da tolerância e convivência pacífica entre povos (e grupos diferentes).

a

3a QUESTÃO: (1,0 ponto)
Quala colaboração de Rousseau para o desenvolvimento do que mais tarde seria uma das linhas de interpretação da vida social, também conhecida como sociologia do conflito?
.

Resposta: Ao contestar a efetividade da representatividade, apontando como resultado da sobreposição de vontades: a preponderância exclusiva da vontade do próprio representante, Rousseau fornece as bases para a posterioranálise de Marx acerca do papel desempenhado pelo Estado. É assim que o Estado aparece como superestrutura e, subsidiário da ideologia da classe dominante para a manutenção do ‘status quo’: a exploração da classe trabalhadora.

2

PROGRAD / COSEAC - Administração Pública – (V. Redonda) Gabarito

4 QUESTÃO: (2,0 pontos)
Qual a relação estabelecida por Durkheim entre a divisão social do trabalho eos laços que garantem a coesão (união) social?

a

Resposta:
Para Durkheim nas sociedades complexas, onde era possível observar a contínua e crescente divisão social das tarefas, provocada pela industrialização e urbanização (além é claro das alterações políticas e culturais que as antecederam e as propiciaram), produzia-se a interdependência entre os indivíduos. O desempenhar de...
tracking img