Direito romano e o egito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Direito já é uma pratica cultuada a muito tempo pelas mais antigas civilizações existentes no mundo como o império do antigo Egito e o Romano e o direito teve sempre a mesma função em todas ascivilizações , por mais diferentes que elas sejam e até hoje a possui que é a função de organização dos membros de uma sociedade para que haja uma melhor convivência entre todos os membros.
ODireito possui duas divisões tradicionais , o Direito publico e o privado. No Direito Público, são reguladas
relações entre dois sujeitos, em que um deles (entidade pública) está em uma posição desupremacia perante o outro.Ja no Direito Privado,se disciplina um conjunto de relações entre sujeitos em igualdade de posição, ou seja, enquanto simples particulares.
Com o surgimento daescrita o Direito avançou na sua criação com o Direito primitivo ou arcaico e o com esse avanço os povos foram criando suas leis como leis de tradição , de ambiente e de luta por direitos.Hoje o direitoescrito é o direito positivo.
Entre as manifestações mais antigas do direito ele credenciou-se a religião na idéia de adoração as divindades , no caso do Egito os Faraós era vistos como umadivindade.
No antigo Egito a justiça já era escalonada em instancias,todas as descrições do Egito se concentravam na pessoa do faraó,que possuía como dito anterior atributos de divindade etambém de um legislador,favoreciam a proteção do costume para resolver os conflitos e causas.
Entre a relação entre o Faraó, o clero e os sacerdotes conduzirá à
sobrevivência da civilizaçãoegípcia à virtude divina de maat. . O maat era um princípio jurídico e filosófico que alcançaria o significado de justiça, verdade e ordem,seria como um principio da união social levando o homem exporsempre a verdade e agir visando o bem estar social.
Mas a aspiração pela construção de um corpus legislativo, completo da
maneira como os mesopotâmicos fizeram não se repetiu com igual...
tracking img