Direito penal e processo penal

Páginas: 4 (996 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
Crimes hediondos

Prescreve o artigo 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal Brasileira que “a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, otráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que podendo evitá-los, se omitirem”. Referidotexto apontou uma nova terminologia jurídica para significar uma restrição rigorosa de direitos e garantias constitucionais, tendo ainda equiparado a essa figura a tortura, o tráfico ilícito de drogas eo terrorismo.

A Lei nº. 8.072/90 surgiu logo depois, para regular o dispositivo, mas, assim como o legislador constitucional, não se preocupou em conceituar o crime hediondo.

O sistema adotadoenumerou alguns tipos penais já existentes como sendo hediondos, tendo referido rol sido alterado por leis posteriores (Lei nº. 8.930/94 e Lei nº. 9.695/98). Logo, não é pela gravidade, pelo meio deexecução, pela finalidade ou por qualquer outro critério que se define um crime como hediondo. A seleção legal não permitiu aos intérpretes uma adequação específica às circunstâncias de cada casoconcreto, gerando muitas vezes desproporcionalidades na aplicação, como, por exemplo, tratar com a mesma severidade um dependente de drogas que efetua a venda para sustentar seu vício e um grandetraficante que procura obter lucro fácil.

O julgador não foi orientado para avaliar cada conduta e seus aspectos subjetivos para enquadrá-lo como hediondo. O reconhecimento não decorre de uma decisãofundamentada na gravidade do fato e nem na intensa repulsa social, mas em uma presunção legal compulsória.

A lei infraconstitucional trouxe diretrizes penais e processuais, com o aumento de penas,criação do regime integral fechado e o impedimento de concessão de alguns benefícios. Mas, a macrocriminalidade que provoca danos de grande extensão social ficou de fora dessa relação, como são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo direito penal e processo penal
  • Direito Processo Penal Aula71
  • direito processo penal
  • AEED DIREITO PROCESSO PENAL
  • Direito processo penal
  • Direito de intimidade no processo penal
  • Materia Direito Processo Penal
  • Direito processo penal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!