Direito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIENTAÇÕES– QUESTÕES AVALIATIVAS
2º SEMESTRE – TLOG

DIREITO EMPRESARIAL

As questões avaliativas deverão ser respondidas individualmente, e postadas no Moodle após a cada teleaula.
- Trabalho individual (as questões serão respondidas individualmente pelos alunos diretamente no ambiente Moodle);
- Valor da atividade: até 1,5 ponto se entregue no prazo regular, até 1,0 ponto seentregue até o dia da prova;
- Não serão aceitas entregas após o prazo final. O ambiente Moodle será fechado;
- Será corrigida pelos tutores presenciais;
- Após concluir o trabalho, entregar uma via impressa para o tutor presencial

Segue abaixo resumo das questões avaliativas solicitadas pelo professor que deverão ser feitas conforme as orientações fornecidas:

Teleaula 1

TEMA 01 - DireitoComercial e o Direito Empresarial

“Ponto de Partida” da página 108

O.b.s.: Antes dos acadêmicos responderem individualmente a questão, você tutor presencial deve solicitar que efetuem a leitura do conteúdo da página 15 do PLT – 220 – ANAN JR, Pedro; MARION, José Carlos. “Direito Empresarial e Tributário”. Valinhos: Alínea, 2010 e que efetuem pesquisas nos sites disponibilizados nasBibliografias Básica e Complementar. Incentive-os a acessar os sites disponibilizados na página 111 do Caderno de Atividades.

A partir desse estudo você estará apto a entender os fatores de produção. Responda individualmente a questão: Dentre as atividades desenvolvidas pelos empresários, existe o entendimento de que eles são responsáveis pela chamada “combinação de fatores de produção”. Segundo a ANAN(2010), esses fatores podem ser divididos em capital, mão-de-obra, insumo e tecnologia. Diante disso, em sua opinião, o legislador brasileiro poderia excluir algumas dessas atividades do Código Empresarial? Justifique sua resposta.

R: Na minha opinião, não! Pois eles são úteis na empresa e cada um deles tem seu valor e são muito importantes para a mesma, o empresário que tem o dinheiro, seria oinvestidor de capital;Para produzir alguma coisa, empregará pessoas : a MÃO DE OBRA.
E usando matéria prima e INSUMOS e uma TECNOLOGIA ,vai
chegar a um produto final.Sendo assim, todas essas atividades do código empresarial são importantíssimo para o desenvolvimento da empresa.
Onde acaba sendo bem dividido as responsabilidades de cada um empresário, por tanto são chamados de combinação defatores de produção.

TEMA 02 - A Figura do Empresário
Questão 4 da página 115

Um indivíduo recém-formado em Administração confeccionou cartões de visita, intitulando abaixo do seu nome: “Empresário”. A postura desse ex-estudante está correta? Justifique a resposta.
R:: Não vejo a atitude como correta. Empresário, do ponto de vista jurídico, é o titular de uma empresa. Empresa, por sua vez,é a atividade economica organizada que visa a circulação de bens ou serviços e a geração de riquezas. O simples fato do individuo ser formado em administração não o caracteriza empresário

Teleaula 3

TEMA 03 - As Sociedades no Direito Empresarial
Questão 5 da página 122

Cite as sociedades que fazem parte das Sociedades Personificadas e as conceitue.

R: Elas se dividem em sociedadeempresaria e sociedade simples
Sociedade empresaria: É a sociedade registrada pra explorar atividades da empresa(produção, circulação de bens e serviços), são as empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços e podem ser reguladas nos seguintes tipos; sociedade em nome coletivo,sociedade em comandita simples, sociedade limitada,da sociedade anônima, da sociedade em comandita por ações.Sociedade Simples: É constituída para exploração de atividades de prestação de serviços decorrentes de atividade intelectual: advogados, médicos, dentistas, contadores, engenheiros e etc....De maneira geral , atividades e natureza cientifica,literária,artística e intelectual enquadram-se como simples.As sociedades simples são registradas no cartório de registro civil de pessoas jurídicas.
As...
tracking img