_Direito economico cap 2 1

3854 palavras 16 páginas
DIREITO ECONOMICO
Direito Econômico é o ramo do direito que se compõe das normas jurídicas .A norma jurídica é a célula do ordenamento jurídico (corpo sistematizado de regras de conduta, caracterizadas pela coercitividade e imperatividade). É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.Assim, podemos conceituar o direito econômico como o ramo do direito público que disciplina a condução da vida econômica da Nação, tendo como fnalidade o estudo, o disciplinamento e a harmonização das relações jurídicas entre os entes públicos e os agentes privados, detentores dos fatores de produção, nos limites estabelecidos para a intervenção do Estado na ordem econômica. Outrossim, podemos conceituar, subjetivamente, o direito econômico como o ramo jurídico que disciplina a concentração ou coletivização dos bens de produção e da organização da economia, intermediando e compondo o ajuste de interesses entre os detentores do poder econômico privado e os entes públicos.
Podemos definir, ainda, objetivamente o direito econômico como o conjunto normativo que rege as medidas de política econômica concebidas pelo Estado para disciplinar o uso racional dos fatores de produção, com o fito de regular a ordem econômica interna e externa.
A produção é a atividade da combinação dos diversos factores de que têm como finalidade satisfazer as necessidades do ser humano. e a a circulação bens de consumo de produtos e serviços com vista ao desenvolvimento econômico do país jurisdicionado, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.interno, a luta e disputa lá estabelecida entre as empresas, bem como nos acertos e arranjos feitos para explorarem o mercado
O Direito economico traz normas, portanto, que regulam os monopólios e

Relacionados

  • direito humanos
    184990 palavras | 740 páginas
  • afirmação histórica dos direitos humanos
    190504 palavras | 763 páginas