Direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Andreza Cousseau
Legislação Social, turma 43

1) Após a leitura dos textos, trace uma linha histórica, ou faça um esquema da origem e evolução do conceito de trabalho, apresentando sempre umacaracterística. (a forma de elaborar esta questão é de acordo com a vontade do aluno, forma livre) 

-----------------------
I. Um terror, há mas de 5.000 anos. Uma das primeiras civilizações escravasII. Torturas, mutilações, amputações, não ter horário e nem limites, tudo era permitido ao senhor dos escravos, até mesmo ser enterrado vivo.



III. Em Creta, 2.200 aC., os escravos tinhamos mesmos direitos do cidadão, porém não podiam portar armas e estavam proibidos de fazer ginástica.



IV. Durante o feudalismo, ocorreu uma calmaria e instalou-se um sistema intermediário entreo trabalho livre e a escravidão.



V. Em seguida a servidão se vinculou ao trabalhador rural, sendo que ele e sua família eram vendidos com as terras, como acessórios.



VI. Um dos pioresperíodos da história do trabalho, o início da Revolução Industrial. Chegam as máquinas, que causam grande desemprego e muita revolta.



VII. Com o rápido desenvolvimento nas indústrias amão-de-obra foi sendo reabsorvida.



VIII. Tendo uma boa oferta de mão-de-obra, não tendo nenhum controle, os salários foram caindo cada vez mais, eles utilizavam crianças de 6 anos para ter uma jornada detrabalho de 14 à 15 horas, a chamada “jornada sol a sol”. Em 1805 com a chegada da iluminação a gás o horário de trabalho aumentou para 18 horas diárias, e o empregador provavelmente espancaria oempregado por algum erro ou atraso.



IX. Nasce então em 1919 o DIREITO DO TRABALHO, onde instalou-se um sistema sindical livre, estabeleceu-se um salário mínimo, e criou-se uma previdênciasocial.



X. Sabemos que por mais que nossos direitos estão em lei e servem para nos ajudar, nos dias de hoje ainda existe trabalho escravo, não tão brutal como o de antigamente, mas existe....
tracking img