Direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITO DO TRABALHO

A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas,unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. A CLT é oresultado de 13 anos de trabalho - desde o início do Estado Novo até 1943 - de destacados juristas, que se empenharam em criar uma legislação trabalhista que atendesse ànecessidade de proteção do trabalhador, dentro de um contexto de "estado regulamentador".
CLT = Consolidação das Leis Trabalhistas = Conjunto hibrido* de lei destinado a regulara relação de emprego. (Híbrido porque está incluso no direito material e formal no mesmo diploma).
Art. 3º da CLT – Considera-se empregado toda HYPERLINK"http://www.artclt.com.br/2008/06/13/artigo-3/" pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Parágrafo único – Nãohaverá distinções relativas à espécie de HYPERLINK "http://www.artclt.com.br/2008/06/13/artigo-3/" emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnicoe manual.
Trabalho = É todo esforço intelectual ou físico destinado a produção.
Emprego = É o trabalho subordinado, não eventual, sob dependência e remunerado.
Todoempregado é um trabalhador, mas nem todo trabalhador é um empregado.
Empregado= É aquele que preenche todos os requisitos do artigo 3º da CLT.


ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DOTRABALHO

É formada por 03 (três) órgãos:

•Varas do Trabalho – EC 24/99 – 1º Instância
•Tribunais Regionais do Trabalho – Art. 112, CF/88
•Tribunal Superior do Trabalho
tracking img