Direito civil - natureza dos direitos da personalidade (resumo de pablo stolze gagliano e rodolfo pamplona)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de “A Natureza dos Direitos da Personalidade”

Direitos da personalidade são os direitos subjetivos das pessoas de defenderem tudo que lhe é próprio, menos os patrimônios. Sendo assim, tudoque se refere a proteção da integridade física, moral ou intelectual da pessoa, são casos de direito da personalidade.

A dignidade da pessoa humana é o pressuposto que ampara todos os direitos dapersonalidade.

Os direitos da personalidade, por ainda estarem em debate entre os acadêmicos e doutrinadores dos direito, não possuem uma unanimidade sobre sua natureza. Há duas fortes correntes quepossuem visões distintas sobre o assunto:
(corrente jusnaturalista)Os direitos da personalidade são inatos, naturais pois surgem desde a concepção de ser humano, independente ao ordenamento jurídicoe caberia ao estado apenas reconhecê-los e sancioná-los no plano constitucional para proteção contra arbitrariedades do estado e também de particulares.
(corrente positivista)Não são direitosnaturais pois eles só são existentes porque há dispositivos legais que garantem esse direito, como em alguns países onde não há respeito a integridade física e pessoas são punidas com chibatadas e outroscastigos corporais, então só há proteção a esses direitos pois há leis que protegem esses direitos.

Mas independente da linha adotada, é de se observar que como fruto da cultura por ser feito porhomens e para os homens, o Direito sempre deve conservar um conjunto mínimo de características que preservem essa própria condição humana, como características a serem protegidas.

Assim, a pesar dauniversalidade desses direitos serem quase unanimidade, ainda se tem a questão de que há uma possibilidade do estado ser o agente que diz o que é e o que não é direito de personalidade, mas há uma gamamínima de direitos relacionados ao ser humano que têm que ser protegidos pelo estado. Então é possível afirmar que há determinados direitos universais que devem vigorar para todas as partes do...
tracking img