Direit de Familia e Poliamorismo

457 palavras 2 páginas
O filme Vicky Cristina Barcelona, lançado no ano de 2008, é classificado como pertencente aos gêneros romance, comédia e drama, escrito e dirigido por Woody Allen, no qual as personagens de Rebecca Hall (Vicky) e Scarlett Johansson (Cristina), de passagem por Barcelona, se relacionam, em diferentes momentos com a personagem de Javier Bardem (Juan Antonio).
Apaixonados, Cristina e Juan Antonio passam a morar juntos e partilhar agradáveis momentos a sós e na companhia de amigos, buscando juntos a felicidade. Imagina-se que tudo irá mudar com a chegada de Maria Elena, a ex-mulher emocionalmente desequilibrada de Juan Antonio, interpretada por Penélope Cruz, que inicialmente busca atormentar a relação dos dois, mas depois, surpreendentemente, passa a integrar esta.
O que se vê na situação vivenciada por Cristina, Juan Antonio e Maria Elena é uma relação amorosa a três que, enquanto dura, dá plenamente certo. Como colocam Juan Antonio e Maria Elena, Cristina é o elemento que faltava na relação dos dois, e o que se percebe é que, paralelamente, Cristina também se sente satisfeita com sua relação com a personagem de Javier Bardem e chega inclusive a se relacionar sexualmente com a personagem de Penélope Cruz.
Na cena em que a personagem de Scarlett Johansson expõe que não sabe o que quer, mas sabe exatamente o que não quer e põe fim à relação dos três, a reação da personagem Maria Elena evidencia ainda mais, para além do sexo, o amor e o caráter familiar do laço estabelecido entre os três.
Livrando-se das convenções sociedade contemporânea e das avaliações preconceituosas, o que se pode dizer é que as três personagens apenas vivem em comunhão buscando a felicidade, formando, portanto, uma família.
A análise do filme remete ao Direito de Família por trazer um exemplo dessa instituição social diversa daquelas manifestações tidas como mais comuns, as formadas a partir da união de duas pessoas.
O que se pode inferir é que a unidade familiar pode abarcar uma

Relacionados