Dioxido de carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/8421/desequilibrio-ambiental
dióxido de carbono
Também conhecido como anidrido carbônico, o Dióxido de carbono é um composto químico descoberto, em 1754, pelo escocês Joseph Black, constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono, cuja fórmula química é CO2.

É um produto derivado da reação de diferentes processos, tais como: acombustão do carvão e dos hidrocarbonetos, a fermentação dos líquidos e a respiração dos seres humanos e dos animais. Também se encontra em fraca concentração na atmosfera terrestre.

A estrutura do dióxido de carbono é constituída por moléculas de geometria linear e de caráter apolar. Por isso as atrações intermoleculares são muito fracas, tornando-o, nas condições ambientais, um gás que temum odor ligeiramente irritante, é incolor e mais pesado que o ar, gela a -78,5 ºC e é conhecido como gás carbônico. Esse gás é usado em bebidas gasosas, em cirurgias, em estruturas metálicas, em extintores e no controle do pH da água, e é responsável pela temperatura do planeta e pelo efeito estufa.

O dióxido de carbono é importante pelo fato de ser um composto essencial para a realização dafotossíntese - síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2), esse processo é vital para a manutenção dos seres vivos.
O dióxido de carbono torna-se prejudicial quando é liberado pela queima de combustíveis fósseis (desmatamentos e queimadas, principalmente) impostas pelo homem e que constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono, pois alteram o clima doplaneta. Essas modificações acarretam em aquecimento global e conseqüentemente leva ao efeito estufa.
O excesso de dióxido de carbono, que atualmente é lançado para a atmosfera, é feito principalmente pelo setor industrial e de transporte.

Enxofre

O Enxofre é conhecido desde a antiguidade e já fazia parte de estudos dos Alquimistas. Ficou muito popular por possuir um odor insuportável, quede tão ruim foi até assimilado com o cheiro do Inferno em chamas: Que horror! Mas saiba que, realmente, o cheiro que caracteriza o Enxofre não é dos melhores, pois adquire um odor de ovo podre quando presente como ácido sulfídrico (H2S). Esta característica olfativa se faz quando enxofre é misturado com o hidrogênio.

Vamos conhecer mais este elemento: é um elemento químico de símbolo S, comnúmero atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido, é um não-metal, possui uma coloração amarela, é mole, frágil e leve.

Utilização de Enxofre: é usado na fabricação de fósforos, adubos químicos e medicamentos laxantes e como componente da pólvora.

Uma curiosidade: você sabia que vulcões expelem enxofre, dióxido deenxofre e rochas ricas em sílica?

Queimadas
A prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de agricultura resultados negativos.
    É importante ressaltar que existe diferença entre queimada e incêndio. Incêndio é uma queimada sem controle. Na Amazônia, por exemplo, em sua produção agrícola necessita desmatar e queimar afloresta para que seje gerado uma nova área de plantio, porém se esta queimada não for controlada poderá ocasionar um incêndio de grandes proporções.
     Na agricultura queimar é o sistema de mais baixo custo para limpar uma área, por isso é bastante utilizada. A mesma está sob a responsabilidade do grande e pequeno agricultor, mas como os pequenos agricultores estão em maior quantidade decaisobre eles a maior parcela de culpa pelo maior número de focos de incêndio.
     Ao queimar uma área agrícola os objetivos do agricultor são controlar as pragas, limpar áreas para plantio, renovar pastagens e facilitar na colheita da cana-de-açúcar. Ao mesmo tempo em que as queimadas facilitam a vida do agricultor, trazendo benefícios em curto prazo, elas também prejudicam a biodiversidade, a...
tracking img