Dioniso e ariadne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Cásper Líbero

Trabalho de História da Arte

São Paulo, setembro de 2011.
Descrição e interpretação da obra escolhida:

A obra em questão analisada é a do Italiano Giovan Battista Pittoni – Dioniso e Ariadne, de 1730/1735. Trata-se de uma pintura a óleo sobre tela.
Começando a leitura da imagem pelo lado esquerdo inferior do observador notamos Ariadne, filha de Minos, Rei deCreta. Está coberta por um manto de cor dourada (que representa sua nobreza) que cobre seu colo e ombro esquerdo enquanto os seios ficam de fora. Também observa-se que tem sua cabeça levemente inclinada para sua esquerda e está sentada sobre alguns panos dobrados de cor branca. Ainda ao lado esquerdo do observador, vemos alguns objetos de cor bronze que talvez seja seus pertences devido a proximidadeque os encontram.
Ao lado esquerdo dessa moça há Dioniso que, diferentemente dela, está vestido. Suas vestes são azuis na parte frontal e vermelhas na parte detrás (que simboliza amor e paixão), fazendo uma espécie de capa. Outra diferença notável entre os dois é que ele está calçado com sandálias azuis e tem uma coroa de louros em sua cabeça. Outro adereço que possui é uma clave, talvez, com umformato de pinha em seu ápice. Este homem faz um gesto que demarca uma silhueta que seria de certa forma uma auréola, que possivelmente se dá pela santificação da mulher que o acompanha na cena em questão.
Analisando um pouco mais acima, temos dois anjos onde notamos a presença de uma tocha na mão direita de um deles, enquanto o outro tem um conjunto de flechas nas costas dando a entender quetrata-se de um cupido que está lá para unir o casal que aparece em cena. Percebemos que estes anjos estão em posição desconfortável por debaixo de um pano cinza preso a uma árvore que dá o plano de fundo esquerdo da imagem do observador, parte que compõe a mulher.
Ao lado direito inferior do observador há uma figura estranha de um ser metade homem e metade bode, sua cor de pele é avermelhada, o quenos faz pensar de que não se trata de um ser da mesma natureza que as outras personagens, tem as orelhas pontiagudas e um pano marrom em que está deitado sobre. Há também uma pandeirola à suas patas e ao que parece uma flauta de pã (instrumento sul-americano) em que apoia seu cotovelo direito. A personagem toca uma flauta transversal.

No segundo plano da imagem, ainda do lado direito doobservador, temos um grupo de pessoas que assim como o ser citado anteriormente, fazem a musicalidade do ato, cada um tocando um instrumento diferente. O primeiro toca uma pandeirola, o segundo uma flauta e o terceiro uma flauta de pã que curiosamente são os três mesmos instrumentos que pertencem àquela personagem analisada anteriormente. Dois deles vestem branco e o outro verde.
Tendo o ambiente comoum todo, temos uma paisagem à luz do dia, aparentemente um tempo agradável, com céu azul e muitas nuvens, duas árvores, uma que foi escondida por aquele pano cinza já apresentado, tendo amostra só um galho com algumas folhagens verdes, e outra de tronco mais fino e esbranquiçado que está atrás de Dioniso. O chão aparenta ser de barro.

Pesquisa do artista escolhido:

Perfil biográficoGiovanni Battista Pittoni, também conhecido como Giambattista Pittoni, viveu entre os anos de 1687 à 1767 e ajudou a disseminar o estilo rococó veneziano. O pintor Giovanni já estava familiarizado com a arte pois este é originário de uma família de pintores de Veneza. Seus primeiros quadros “Morte de Agripina” e “Sêneca” são executados a partir dos anos de 1720. Suas pinturas não são facilmentedatáveis e caracterizam-se pela expressividade e fluência teatral.
Sua primeira influência encontra-se na figura do seu tio, Francesco Pittoni, e em 1916, se junta à Guilda de Veneza. A partir de 1930, o pintor italiano produz vibrantes pinturas rococós, sendo fortemente influenciado pela pintura de Sebastiano Ricci, Tiepolo e Antonio Balestra. Suas obras, antes mais sofisticadas e humoradas,...
tracking img