Diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Ceep – Pedro Boaretto Neto














Tipos de Diodos














Aluno: Angelo Gabriel Berleze (03)
Professor: Wellington
Disciplina: Eletrônica Analógica
Série: 2º eletrônica




Cascavel, 27 de agosto de 2012Diodo LED

O diodo LED é um diodo que emite luz. É um componente comum da eletrônica, mas não deixa de ser importante. Ele é responsável por emitir luzes em um sinalizador de avisos, ou em equipamentos maiores, como o semáforo.
Os LEDs formam os números em equipamentos digitais, mandam informações de controle remoto e informam quando suas ferramentas estão ligadas. Agrupados, eles podemformar imagens em uma tela de televisão, por exemplo. Simplificando, podemos dizer que são pequenas lâmpadas com cores variadas de fácil integração com circuitos eletrônicos.
Diferentes das lâmpadas incandescentes comuns, eles não têm filamentos que se queimam e não ficam muito quentes.
A luz emitida é monocromática, sendo a cor dependente do cristal e da impureza de dopagem com que o componente éfabricado. Com o barateamento do preço, seu alto rendimento e sua grande durabilidade, esses LEDs tornam-se ótimos substitutos para as lâmpadas comuns, e devem substituí-las a médio ou longo prazo.


Diodo Túnel

O diodo túnel ou diodo Esaki, é um componente extremamente simples, com características de resistência negativa que pode ser usado em circuitosde altíssimas frequências. Permitem sua utilização em circuitos semelhantes aos osciladores de relaxação com lâmpadas neon. No entanto, os diodos túnel tem algo mais: podem oscilar em frequências superiores a 1 GHz, o que torna-os especialmente indicados para circuitos de altíssima frequência.
Apesar de que os diodos túnel não sejam componentes comuns, a possibilidade de se utilizar estescomponentes em projetos pode ser interessante quando a exigência principal for simplicidade em circuitos de frequências muito altas.
Recebeu o nome do físico Leo Esaki, que em 1973 recebeu o Prêmio Nobel em Física pela descoberta do efeito túnel utilizado neste tipo de diodo semicondutor.
Para as aplicações práticas do diodo túnel, a parte mais interessante de sua curva característica é acompreendida entre o pico e o mínimo. Nesta parte da curva para um aumento da tensão aplicada corresponde uma diminuição da corrente; em outros termos, a relação entre um incremento da tensão e o incremento resultante da corrente é negativa e se diz então que nesta parte da curva representa una "resistência incremental negativa". Uma resistência negativa pode compensar total ou parcialmente umaresistência positiva.
A região de resistência negativa em diodos túnel pode ser bem aproveitada em projetos de osciladores, circuitos de chaveamento, geradores de pulso e amplificadores.


Diodo Gunn

O diodo Gunn é um diodo construído apenas com semicondutor tipo N, ao contrário do par PN dos demais. Na realidade, é um oscilador de micro-ondas.
É assimdenominado em homenagem a J. Gunn, descobridor (em 1963) do efeito da geração de micro-ondas por semicondutores N. São construídos em três camadas sendo que a camada central tem um nível de dopagem menor. O dispositivo também mostra característica de resistência negativa.
O material semicondutor pode ser arsenieto de gálio (GaAs) ou nitreto de gálio (GaN), este último para frequências mais elevadas.Podem oscilar em frequências de cerca de 5 GHz até cerca de 140 GHz.
A frequência gerada por um diodo Gunn depende principalmente da espessura da camada ativa. Entretanto, dentro de certos limites, ela pode ser ajustada pela ressonância da cavidade.
O diodo GUNN é usado na fabricação de transmissores de baixa e média potencia, sistemas de sensoriamento de proximidade, e em topologias de...
tracking img