Diodos e leds

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A cerca de Diodos
1. Resumo
O diodo é um semicondutor. Ele deixa passar a corrente elétrica em um sentido e não deixar passar no sentido inverso, e pode ser utilizado como interruptor, como protetor contra troca de polaridade e retificador de corrente alternada.

2. Introdução
3.1. O que são:
Díodos ou diodos são componentes elétricos pertencentes à família dos semicondutores.Os semicondutores são dispositivos fabricados à base de Silício (Si) ou de Germânio (Ge), constituídos pela junção de duas pastilhas de Silício ou de Germânio com impurezas de materiais diferentes, ficando uma delas com excesso de cargas positivas (semicondutor do tipo P) e a outra com excesso de cargas negativas (semicondutor do tipo N). 
 
Desta forma, ao ligar os dois materiais entre si – tipoP com tipo N -, obtém-se aquilo a que se chama uma junção PN ou díodo semicondutor.

3.2. Como funcionam:
O diodo é o dispositivo semicondutor mais simples possível. Um diodo permite que a corrente flua em uma direção, mas não na outra. Você já deve ter visto catracas em um estádio ou em uma estação de metrô, que deixam as pessoas passar em apenas uma direção. Um diodo é uma catraca desentido único para elétrons.
Quando você coloca juntos o silício tipo N e tipo P como mostrado nesse diagrama, obtém um fenômeno bem interessante, que dá ao diodo suas propriedades únicas.

Mesmo que o silício tipo N e o silício tipo P sozinhos sejam condutores, a combinação mostrada no diagrama não conduz eletricidade. Os elétrons negativos no silício tipo N são atraídos para o terminalpositivo da bateria. As lacunas positivas no silício tipo P são atraídas para o terminal negativo da bateria. Nenhuma corrente flui pela junção, pois as lacunas e os elétrons estão se movendo na direção errada.
Se você inverter a bateria, o diodo conduz a eletricidade muito bem. Os elétrons livres no silício tipo N são repelidos pelo terminal negativo da bateria. As lacunas no silício tipo P sãorepelidas pelo terminal positivo.
Na junção entre o silício tipo N e o silício tipo P as lacunas e os elétrons se encontram. Os elétrons preenchem as lacunas. Ambos deixam de existir e novas lacunas e elétrons surgem em seu lugar. O efeito é que a corrente flui pela junção.
Um dispositivo que bloqueia a corrente em uma direção, enquanto a deixa fluir em outra, é chamado de diodo. Os diodos podem serutilizados de diferentes maneiras. Um dispositivo que utiliza pilhas, por exemplo, normalmente contém um diodo que o protege se você inserir as pilhas ao contrário. O diodo simplesmente bloqueia qualquer corrente que tente deixar a pilha se ela estiver ao contrário; isso protege os sensíveis componentes eletrônicos no dispositivo.

2.3. Construção:
 Construção de um Diodo
A união de umcristal tipo P  e a de um cristal tipo N resulta em uma junção PN, o qual é um dispositivo de estado sólido simples: o diodo semicondutor de junção. Devido à repulsão mútua, os elétrons livres do lado N espalham-se em todas as direções, sendo que alguns atravessam a junção e se combinam com as lacunas. Quando isto ocorre, a lacuna desaparece e o átomo associado torna-se carregado negativamente (umíon negativo).

2.4. Aplicações:
O díodo tem várias aplicações, nomeadamente:

1. Pode funcionar como interruptor automático, ao impor o sentido de alimentação de uma dada carga.
2. Pode funcionar como proteção contra a troca de polaridades, por descuido,  do circuito ou dos receptores.
3. Pode funcionar como retificador da corrente alternada da rede elétrica, impondo um sentidodeterminado para a alimentação das cargas.

Acerca de LEDs
2. Resumo
O diodo emissor de luz, que pode ser utilizado no lugar de lâmpadas, utilizado em produtos de microeletrônico, também pode ser encontrado em tamanho maior, como em alguns modelos de semáforos. Também é muito utilizado em painéis de LED, cortinas de LED e pistas de LED.

3. Introdução
4.1. O que é LED?
O LED é...
tracking img