DinamicadosFluidos

411 palavras 2 páginas
Dinâmica dos
Fluidos



Em física, dinâmica dos fluidos é uma subdisciplina de mecânica dos fluidos que lida com a ciência do fluxo de fluidos. Possui uma vasta gama de aplicações como ação de fluidos sobre superfícies submersas (barragens), equilíbrio de corpos flutuantes (embarcações), ação do vento sobre construções civis, estudos de lubrificação, transporte de sólidos por via pneumática ou hidráulica
(elevadores hidráulicos), cálculo de máquinas hidráulicas (bombas e turbinas), instalações de vapor (caldeiras).

O que é Viscosidade
É a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjacente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento. Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada.
A viscosidade é a consequência do atrito interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais. Fluxo laminar
Ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas, apresentando lâminas ou camadas (daí o nome laminar) cada uma delas preservando sua característica no meio.
No escoamento laminar a viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre geralmente a baixas velocidades e em fluídos que apresentem grande viscosidade.

Relacionados