Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPOS DE AJUDA RECÍPROCA
OS GRUPOS DE AJUDA RECÍPROCA NA AREA DE SAUDE(IMPROPRIAMENTE CHAMADOS DE AUTO AJUDA, JÁ QUE A PROPOSTA IMPLÍCITA E QUE UNS AJUDEM AOS OUTROS SURGIRAM APARTIR DOS AAsalcoolatras anônimos.
Surgiu nos Estados Unidos em 1935 apartir do encontro de dois alcoolatras tentando superar seus problemas com a bebida,um era corretor da bolsa de nova york e o outro cirurgião de umacidade de Ohaio que expandirão suas experiências de mutua ajuda para outros alcoolatras e assim surgiu o programa que ate hoje alcança mais de 1 milhão de dependentes do alcool em vários paises domundo.
Os Aas se referenciam na pratica da conotação positiva as conquistas de seus menbros na luta diaria para superarem susas respectivas adições e usam a força da motivação grupal como principalinstrumento de ação terapeutica.Muitos desses grupos sustentam em fundamentos espirituais ainda que não sectários.
Esses grupos não são coordenados por profissionais da area de saude e sim por liderançade seu próprio grupo de apoio que sofrem com o mesmo problema de adição ao alcool,mais que se sobressaem por estarem numa escala maior de tempo sem fazer o uso da bebida ou substância.Assim entãoderam origem A OUTROS GRUPOS DE CARACTERISTICA SIMILARES,mais conduzidos por grupoterapeutas,como sejam os grupos ditos como homogêneos ou portadores de sofrimento compartilhado.Grupos deobesos.aidéticos,hipertensos e assim por diante.
Hoje encontramos ao lado dos Aas grupos coordenados por especialistas em drogadição e que se oculpam não só dos alcoolatras mais dos portadores de outras dependênciasquimícas.

Cuidando dos cuidadores
O que entendemos por cuidadores?
São eles profissionais da area de saúde(médicos,dentistas,enfermeiros,fisioterapeutas,psicólogos,assistentes sociais,etc..)cuja função principal é cuidar de pacientes e promover seu bem estar fisico,psicológico e social.Habitualmente esses profissionais requer uma atitude e disponibilidade por parte desses profissionais...
tracking img