Sistema filogenetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese de Biologia
(Evolução e Sistemática Filogenética)

A Teoria da evolução Biológica por Seleção Natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Com acompreensão de "como" a evolução biológica ocorre, os biólogos passaram a sugerir as hipóteses para explicar as possíveis relações de parentesco entre os diversos grupos deseres vivos.
A evolução não possui um método para testar hipóteses, sendo ela superficial. O sistema filogenético possui um método capaz de estabelecer melhor as relaçõesevolutivas entre diferentes grupos. Mas a filogenética, a preferida dos pesquisadores, que de acordo com o caráter da espécie, analisa a condição primitiva que ocorre em umancestral, condição derivada que surge a partir da primitiva.
As análises filogenéticas são feitas por meio de cladogramas que são diagramas que mostram as relações entre os seresvivos. Eles são complexos e envolvem grande número de caracteres. O Sistema filogenético, também definiu a espécie como sendo um grupo ou populações definidas por uma ou maiscondições derivadas, constituindo o menor agrupamento taxonômico reconhecível. Essa definição se aplica a todos os organismos de reprodução assexuada ou sexuada e pode ser usadatanto para espécies recentes, quanto para fósseis.
A tentativa de sistematizar o mundo vivo é muito antiga e os critérios empregados pelos naturalistas variavam muito.Alguns classificavam em voadores e não-voadores, tomando por base a locomoção; outros os classificavam em aquáticos, aéreos e terrestres, tomando por base o hábitat.
Essessistemas de classificação que utilizam critérios arbitrários são chamados sistemas artificiais. Eles são refletem as semelhanças e diferenças fundamentais entre os seres vivos.
 
tracking img