Dinamica de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO UNIEDUCAÇÃO
I Semana Acadêmica






OFICINA
“FAZENDO E APRENDENDO”








-Adriano Gomes de Mattos -
- Angélica Teodomira Ferreira Noleto -


"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.”(Albert Einstein)



FAZENDO E APRENDENDO


Pensada e preparada para reunir discentes e docentes, a I Semana Acadêmica do Polo Unieducação busca não apenas o debate sobre temas atuais de importância para a educação superior, mas também o desenvolvimento de ações que favoreçam a aproximação e a manutenção de contatos permanentes com o outro.
Conhecer o trabalho dooutro, dividir informações e preocupações, aprender, ensinar, criar novas oportunidades de aperfeiçoamento profissional e cultural bem como também gerar e socializar conhecimentos.
As dinâmicas de grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um retorno dos dados necessários. Geralmentecriativas e atrativas, que elas fomentam nas pessoas um lado descontraído e critico. As dinâmicas de grupo podem ser usadas em vários momentos.
Para cada momento é desenvolvida um tipo de dinâmica no qual o objetivo seja tornar o grupo forte e persistente a cada dia. Essas dinâmicas despertam em cada pessoa a identidade que cada um possui, que, por timidez não realiza suas vontades.Despertam o interesse de conhecer e buscar seus objetivos como grupo e pessoa. Sendo assim participam e interagem com a comunidade e o meio social.
É com a proposta de auxiliar os futuros profissionais desta instituição a se tornarem cada dia mais integrados no grupo acadêmico a que pertencem, e capacitados para aplicarem uma dinâmica de grupo que trazemos nesta data o PsicólogoAdriano Gomes de Mattos (Departamento de Humanização Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia), para que este possa colaborar com seus conhecimentos e experiência nesta difícil, mas gratificante forma de integração social.
Esperamos ao final desse encontro termos colaborado com o aprimoramento da capacidade de trabalhar em grupo de cada um de vocês.
Aproveitem, pois essemomento é único na vida do ser humano, estamos no lugar onde só interessa o saber, o aprender.






DINÂMICA DE GRUPO



A expressão Dinâmica de Grupo refere-se a toda atividade que se desenvolve com e em grupo, “segundo o dicionário de Sacconi, seria um conjunto de forças sociais, intelectuais e morais que produzem atividades e mudanças numa esfera especifica”. Estasatividades podem ser denominadas também de reuniões, workshops, grupos de trabalho, grupos de crescimento ou treinamento, plenário |grandes eventos.
Os principais objetivos das dinâmicas de grupo são ”integrar, desinibir, ‘quebrar o gelo’, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer os componentes do grupo” (Militão, p.22).COMO SURGIU A DINÂMICA DE GRUPO


Por volta de 1912, Jacob Levy Moreno, começou a observar crianças brincando nos jardins de Viena. E assim, começou a analisar as dinâmicas que se estabeleciam entre grupos. E “segundo Moreno, para se conhecer a dinâmica de um grupo, é importante determinar antes a sociometria desse grupo: as características das pessoas que o compõem, o pesode cada membro, bem como a rede de inter-relações (Militão, p. 22)”.
Foi Carl Rogers que utilizou atividades com grupos, através do processo terapêutico e a isso, chamou de GRUPOS DE ENCONTROS. Mas foi Kurt Lewin, que em 1945, que surge com a expressão DINÂMICA DOS GRUPOS e fundou o RESEACH CENTER FOR GROUP DYNAMICS (Centro de Pesquisa para Dinâmica de Grupo).



O FACILITADOR...
tracking img