difilobotrium

1394 palavras 6 páginas
MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Difilobotríase: alerta e recomendações

Desde março de 2005, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS) tem sido notificada da ocorrência de casos confirmados de difilobotríase causados pelo
Diphilobotrium latum ou tênia do peixe. Os consumidores de pescados crus ou mal cozidos constituem a população de risco, pois podem ingerir larvas do parasita se os peixes não t iverem sido devidamente congelados.
Os primeiros casos foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que até o momento registra 28 casos autóctones confirmados e está finalizando investigação epidemiológica dos casos suspeitos. Posteriormente a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito
Federal notificou um caso confirmado cujo paciente ingeriu, nos últimos dois anos, peixes crus no
Brasil e em outros países. A SVS tem recebido informações sobre a ocorrência de casos em outros
Estados, mas ainda não confirmados oficialmente.
Os sinais e sintomas da doença são: distensão abdominal, flatulência, cólica abdominal intermitente, emagrecimento e diarréia. A complicação mais grave da difilobotríase consiste em uma anemia megaloblástica que pode ocorrer em até 2% dos parasitados. O quadro clínico varia de acordo com o desenvolvimento atingido pelo parasita no homem, mas a maioria dos casos apresenta a forma assintomática da doença e, normalmente não oferece risco à vida.

Pacientes com queixa de diarréia intermitente, dor e/ou desconforto abdominal e com história de ingestão de peixes crus ou mal cozidos, devem procurar atendimento médico e realizar exame parasitológico das fezes para o diagnóstico da difilobotríase.
O diagnóstico laboratorial é realizado por microscopia mediante a detecção de ovos ou proglotes nas amostras de fezes. É importante a diferenciação do parasita com outras espécies de cestódeos e helmintos para o tratamento adequado.
O tratamento da difilobotríase é basead o na

Relacionados

  • 755648_Aula 02
    1169 palavras | 5 páginas
  • parasito
    6855 palavras | 28 páginas