Diferença na riqueza, abundância e composição de sementes em três ambientes do Hotel Fazenda Princesa Ester localizado no município de Iguaí – BA.

1315 palavras 6 páginas
Diferença na riqueza, abundância e composição de sementes em três ambientes do Hotel Fazenda Princesa Ester localizado no município de Iguaí – BA.
Fagner Pereira¹, Jéssica Alves Dutra¹, Milene Marques¹, Delano Lopes¹, Carla Faine Matos de Oliveira¹
¹Graduando em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

INTRODUÇÃO
A Mata atlântica é um ambiente com alta diversidade de ecossistemas, cujas condições geológicas e climáticas influenciam na composição da matéria orgânica do solo e consequentemente, na disposição de nutrientes que podem favorecer a sucessão ecológica das comunidades (GARAY e DIAS, 2001). Apesar de sua grande diversidade a Mata Atlântica representa o legado de períodos sucessivos de colonização, exploração, cultivo, abandono e recrescimento, moldados por ocupações humanas, transformações culturais, catástrofes naturais e mudanças climáticas, sendo reduzida, ao longo dos anos, a cerca de 7,6% da sua vegetação (ARAÚJO et.al., 2009, apud MACHADO e LOPES, 2003). Em virtude das ações antropogênicas, o cultivo de monoculturas tem sido empregado em áreas desmatadas e/ou abandonadas. Um exemplo é a cultura do Theobroma cacau, largamente cultivada em plantações comerciais na região amazônica e na Bahia. O Brasil é o maior produtor mundial de cacau. Apresenta dispersão ampla, porém irregular e descontinua em sua área de ocorrência. Ocorre preferencialmente em terrenos profundos, úmidos e férteis. Florescem duas vezes no ano, as sementes são postas para germinação diretamente em ambientes sombreados e contendo solo argiloso enriquecido de matéria orgânica (LORENZI, H., 2002).
A regeneração florestal é um processo de sucessão secundária em nível de comunidade e de ecossistema, sobre uma área desmatada que anteriormente continha floresta. O processo sucessional segue uma progressão de estágios durante os quais florestas apresentam um enriquecimento gradual de espécies e um aumento em complexidade estrutural e funcional. Campos

Relacionados