Diferentes usos dos metais

Diferentes usos dos metais
O metal sempre teve sua utilização associada a ferramentas, armas, veículos e outros artefatos, ele é genericamente, toda substância mineral que se apresenta em estadosólido à temperatura ambiente (menos o mercúrio) e que se caracteriza por brilho característico, opacidade, dureza, ductilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos) e maleabilidade(que possibilita sua redução a lâminas delgadas). Incluem-se nessa definição tanto os metais propriamente ditos (ouro, prata, ferro etc.), como algumas ligas (bronze e latão, por exemplo). Outraspropriedades físicas que caracterizam o metal são sua elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade térmica e elétrica.
Os metais apresentam grandediversidade de propriedades físicas e químicas, conforme a pressão, temperatura e outras variáveis. Além disso, um mesmo elemento pode apresentar diferentes tipos de mecanismos e estruturas de cristalização,o que também lhe altera as características.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao materialinicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilística, aeronáutica, naval, bélica e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumode metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economiacontemporânea.
Devido à sua plasticidade, podem ser transformados em peças decorativas, elementos estruturais, portas, esquadrias, pisos, grades, etc.
Os metais usados na arquitetura são aço e alumínio.O alumínio dá forma às esquadrias, janelas, portas, coberturas e fachadas; não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já...
tracking img