Turista acidental: um estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TURISTA ACIDENTAL: um estudo de caso
1 SINOPSE

Carlos Matos é um profissional contábil que trabalha em uma indústria de Calçados DANIZ há 14 anos, sendo 10 anos na função de gerente de compras 10 anos. Ganha salário de 5 mil reais mensais e a direção da empresa está satisfeita com seus serviços, pois o mesmo não deixa peças faltarem no estoque.
Devido sua função está diretamente relacionadacom os fornecedores Carlos mantém uma amizade pessoal com todos eles, costumando até adquirir peças para estoque, quando aqueles estão com dificuldades para faturar. No Natal de 2010, Carlos recebeu de presente duas passagens aéreas para Paris, ida e volta, em vôos em primeira classe, dadas por Tadeu, gerente de vendas da VULCAN, fornecedora de borracha para sapatos, principal fornecedora daARRETA. Carlos de imediato foi até seu diretor de compras, onde salientou que estava indeciso sobre a utilização ou não da passagem, tendo em vista ser ela presente de um fornecedor.
O case tem como intuito discutir se é ou não antiético Carlos aceita as passagens, mesmo que seu diretor tenha o parabenizado pela comunicação do fato, pois o considera um gerente de confiança. Contudo, o diretor nãosabe que opinião pode dar na medida em que a empresa DANIZ não tem um Código de Ética Empresarial


2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PROBLEMAS

 A ausência de um Código de Ética Empresarial

Pela situação ocorrida na empresa DANIZ pode-se ressaltar que é de grande importância o Código de Ética Empresarial, pois diante das exigências do mercado uma empresa que está atuando há 14 anos nãopossuir um código que evidenciem como devem agir mediante tais situações, deixa em risco a imagem da empresa.
Portanto, as organizações cada vez mais deverão focar em valores, que constituem a base das práticas organizacionais e dos programas de ética empresarial e de responsabilidade social. Ou seja, desenvolver suas atividades de forma socialmente responsável. O código de ética empresarial éconsiderado como um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações de negócios.
 Ineficácia do diretor

Em uma empresa que tem pontos fortes como tempo de atuação no mercado, e que ao mesmo tempo demonstra pontos fracos em sua estrutura organizacional, deixa expresso que está havendo algo errado. Pois,o cargo de diretor dá-se pela capacidade de liderar, planejar, ter responsabilidade e criatividade na busca de soluções.
A empresa por constituir-se uma comunidade hierárquica, que concentra o poder de decisão na alta administração, pode-se dizer que o comportamento dos colaboradores da empresa é em grande parte influenciado pelas determinações e exemplos que vêm de cima, ou seja, essa situaçãopode estimular os demais a práticas indesejadas no contexto empresarial.
Porém, mesmo com a adesão de um código de ética empresarial não significa simplesmente escrever uma série de tópicos como se fossem ordens ou mandamentos e distribuí-los aos funcionários. É necessário que suas palavras reflitam os valores realmente praticados a partir dos dirigentes para que seja interiorizado nos demaisníveis da organização.

 Dúvida de Carlos em aceitar o presente

Pela formação que Carlos possui não deveria está com hesitação em tomar uma decisão, ainda que na empresa em que trabalha tenha ou não Código de Ética a ser seguido. Pois, ainda que não esteja atuando na área contábil tem uma classe a valorizar. Portanto, a profissão e a ética estão interligados na mais perfeita harmonia, pois umprofissional que não adota a ética como base de direção da sua profissão corre o grande risco de degradação da sua imagem e da sua classe. Segundo, SÁ (2000, p. 138) “A profissão, pois, que pode enobrecer pela ação correta e competente, pode também ensejar a desmoralização, através da conduta inconveniente, com a quebra de princípios éticos”. Esta afirmação revela a importância do exercício...
tracking img