Diferenciacao celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo págs.
1.Intrdução 1
1.1.objectivos 2
2.Diferenciação Celular 3
2.1. A Diferenciação Resulta de uma Série de Expressões Génicas Controladas 4
2.2.Activação e Inactivação de Genes 5
2.2.1.Níveis de Inactivação Génica 5
3.Processo de Condução de uma Céluladesde o Estado Embrionário até a Especialização. 6
3.1.A Diferenciação Celular não se Restringe a Embriões e Continua no Organismo Adulto 7
4.A Reversibilidade do Processo de Diferenciação Celular. 8
5.Diferenciação Celular nos Animais. 8
6. Potencialidade Celular(células tronco, células mãe ou estaminais) 9
7. Mecanismo de Destruição das Células pelo Processo de Apoptose 11
8. Factores queControlam o processo da Diferenciação Celular 11
9.Conclusão 12
10.Bibliografia 13

1.Intrdução
O presente trabalho, é seminário da cadeira de Biologia Celular e molecular e tem como tema: Diferenciação Celular.
O objectivo deste trabalho, e dar a conhecer acerca da importância da diferenciação, funções que ela exerce sobre as células, bem como os factores de origem ambiental que afectam ascélulas. O trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.
Por conclusão a que o grupo chegou recorreu-se a consulta bibliográfica apresentada no fim do trabalho.

1.1.objectivos:
Objectivos gerais: Conhecer os factores que influenciam a diferenciação celular, conhecer os processos que intervém na diferenciação celular.
Objectivos específicos: Identificar os efeitosda diferenciação celular sobre as células, bem como os seus resultados.
Metodologia: Para realização deste trabalho, optamos pelo método de investigação individual; recorremos ao uso de fontes bibliográficas diversificadas, (constam na página reservada as bibliografias); por fim reunimos para a organização e estruturação final deste trabalho.

2.Diferenciação Celular
A diferenciação celularpode apresentar mais de uma definição de acordo com a vertente em que se analisa. No entanto, esta, será melhor compreendida, se considerarmos que cada célula é dotada de duas características: A Diferenciação e a Potencialidade.
Potencialidade- é a capacidade que a célula tem de originar outras células. JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005:219).
Devido a relação existente entre estas duas características,pode-se afirmar o seguinte: “Quanto maior for a potencialidade, menor será a diferenciação e vice-versa”. JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005:219). Por exemplo, as primeiras células embrionárias (blastómeros) de alguns animais podem originar qualquer tipo de célula (potencialidade), isto quer dizer que estas células apresentam alto grau de potencialidade (100%) e consequentemente baixo grau de diferenciação(0%); enquanto, as células nervosas as do cristalino do globo ocular, as do musculo cardíaco que perderam ate a capacidade de divisão mitótica, não podendo nem sequer originar outras células iguais, possuem um baixo grau de potencialidade (0%) e consequentemente, alto grau de diferenciação (100%).
Assim, podemos definir a diferenciação celular como um “conjunto de processos que transformam umacélula indiferenciada em uma célula especializada” JUNQUEIRA e CARNEIRO (2005:219). De salientar que esses processos são o resultado, de uma serie de controles de expressão, que tendem a definir as vias bioquímicas e morfologia, tornando-a capaz de exercer de forma eficaz uma determinada função em detrimento de muitas outras.
Porem, a diminuição da capacidade de exercer outras funções constitui arestrição do potencial celular. Deste modo podemos definir diferenciação celular como o “ processo de restrição celular”.
Em suma, podemos definir diferenciação celular como o grau de especialização.

2.1. A Diferenciação Resulta de uma Série de Expressões Génicas Controladas
A deflagração do controle de expressão do genoma embrionário permite a produção selectiva das proteínas celulares que serão...
tracking img