Dicionario de arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Água de telhado
cada uma das superfícies inclinadas da cobertura, que principia no espigão horizontal (cumeeira) e segue até a beirada.
Anteprojeto
Primeiras linhas traçadas pelo arquiteto embusca de uma idéia ou concepção para desenvolver um projeto.
Bandeira
Caixilho fixo ou móvel,situado na parte superior de portas e janelas.Pode ser fixo ou móvel,favorecendo a iluminação e a ventilaçãodos ambientes.
Beiral
Prolongamento do telhado para além da parede externa,protegendo-a da ação das chuvas.
Brise
Do francês brise-soleil. Quebra-sol composto de peças de madeira, concreto,plástico ou metal. Instalado vertical ou horizontalmente diante de fachadas para impedir a ação do sol sem perder a ventilação.
Caibro
Peça de madeira que sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos. Nostelhados, o caibro se assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No assoalho, se apóia nos barrotes
Calha
Canal. Duto de alumínio, ferro galvanizado, cobre, P.V.C. ou latão que recebe aságuas das chuvas e as leva aos condutores verticais.
Telhado
Cobertura de uma edificação.
Contraverga
Viga de concreto usada sob a janela para evitar a fissura da parede.
Corrimão
Apoio para a mãocolocado ao logo de escadas.
Cumeeira
Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam oscaibros do madeiramento da cobertura. Também chamada de espigão horizontal. Ver Caibro e Tesouras.
Alicerce.
Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. Há dois tipos defundação rasa, ambas indicadas para terrenos firmes: a sapata isolada, que é composta por elementos de concreto de forma piramidal, construídos nos pontos que recebem a carga dos pilares e interligados porbaldrames; e a sapata corrida, constituída de pequenas lajes armadas, que se estendem sob a alvenaria e recebem o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior do terreno. Para terrenos mais...
tracking img