Dicas eficazes para bom compotamento

373 palavras 2 páginas
6 dicas eficazes para educar as crianças:

1. ESTABELEÇA LIMITES

Com paciência, explique aos pequenos quais são as regras que devem ser seguidas dentro e fora da creche. Nesses momentos, não adianta impor sua vontade pela força. 'Fale com autoridade e amor. Determinação não briga com afeto', diz Cris Poli. Na hora de colocar os limites, é importante que você mantenha as regras até o fim. 'Voltar atrás em uma decisão demonstra falha na autoridade. A criança ficará confusa diante de sua mudança de ideia. '

2. PRESERVE

Se você o mandou arrumar os brinquedos, por exemplo, mas ele ainda não obedeceu, não desista e nem faça o dever dele. O ideal é insistir na regra umas três ou quatro vezes e repeti-la com paciência, dia após dia.

3. OLHE NOS OLHOS

Com isso, você firma a autoridade e capta. Se você se abaixa e olha nos olhos dela enquanto fala, ela não se distrai. Caso ela desvie o olhar, segure-a pelo rosto com carinho. Ao prestar atenção no que você diz, a criança absorverá melhor a lição e mudará de atitude mais rápido.

4. PODE PUNIR SEM VIOLÊNCIA

Se depois de vários dias insistindo a criança ainda não cumprir o combinado, pode puni-lo. Primeiro, avise-o da punição, caso ele continue desobediente, para permitir que a criança pense e mude de atitude. Se ele não cumprir com as obrigações, pode proibir algo que ele adore. 'Nunca use violência. Isso deixa marcas negativas na criança. Prefira a disciplina', aconselha à educadora.

5. COLOQUE A CRIANÇA PARA PENSAR NO QUE FEZ

Crie o cantinho da disciplina. Vale qualquer local da sala. Nesse local, a criança deverá permanecer e refletir sobre o que fez. Deixe que ele saia apenas quando reconhecer o erro e pedir desculpas.

6. DÊ PRÊMIO

Além de estipular regras, também é importante conceder prêmios quando a criança obedecer e acertar. Reconheça o esforço dele e incentive-o a continuar cumprindo as regras. Faça uma estrela num quadrinho pendurado no mural da sala, toda vez que ele tiver uma

Relacionados

  • Liderança
    8017 palavras | 33 páginas
  • Flavio Roberto
    37943 palavras | 152 páginas