Dicas de limpeza hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dicas de Limpeza Hospitalar



O Serviço de limpeza e higiene hospitalar tem por objetivo preparar o ambiente de um hospital para as suas atividades, manter a ordem do ambiente, além deconservar equipamentos e instalações limpos e em condições de higiene ideais para o manuseio.

Para que o serviço de limpeza hospitalar seja ideal, é necessário uma divisão das áreas do hospital em três,cada uma delas com características distintas. É aconselhável também que seja seguido um programa de treinamento e reciclagem para os profissionais, dando ênfase às operações de limpeza, à indicação emanuseio das soluções apropriadas, utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), alertando-os para a percepção do risco ocupacional e, conseqüentemente para cuidados maiores com a própriasaúde.

Questão de bom senso

O aspecto mais importante, a ser levantado em consideração, é o carrear das bactérias. Elas podem causar infecções provocada pela falta de cuidados primários como alavagem das mãos, por exemplo. Algumas infecções hospitalares não são evitáveis. Por isso, dificilmente um hospital poderá garantir taxa zero de infecção hospitalar. Ela é inerente ao própriopaciente. É necessário verificar os vários fatores que podem ser decisivos para que uma pessoa venha a contraí-la, como idade, sistema imunológico, sexo, tempo de internação, entre outros. O bom senso édeterminante para cada tipo de caso.

É pouco provável que um hospital afirme não possuir vetores, ou seja, potenciais agentes causadores de infecção hospitalar. Estes vetores se manifestam na presençade formigas, baratas, ratos e outros carreadores de bactérias. As razões do aparecimento de insetos e roedores são diversas, indo da falta de limpeza e conservação à ausência de técnicas básicas deenfermagem.

Apesar de representarem um obstáculo às CCIH's, as formigas não são as principais agentes disseminadoras de bactérias. O controle dos agentes infectantes em um hospital é dificultado,...
tracking img