Dialnet GlobalizacaoESeusAspectosGeograficos 4850649

6346 palavras 26 páginas
GLOBALIZAÇÃO E SEUS ASPECTOS GEOGRÁFICOS: UMA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

LUCAS LABIGALINI FUINI1
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar, mediante revisão bibliográfica de obras selecionadas, os aspectos geográficos centrais que podem ser apontados como fundamentais para se explicar a globalização, como tema, período e processo. Nesse sentido, nossa análise se debruçará sobre os fatores sociais, políticos e econômicos que determinados autores refletem como sendo indicativos de um novo período da acumulação capitalista. Em perspectiva crítica, trataremos da dialética intrínseca à (des)territorialização dos indivíduos, grupos e redes, face a relação conflituosa de imposição e de resistência entre os níveis espaciais global e local, com destaque para o entendimento sobre a posição do Brasil no nível intermediário de análise dessa economia-mundo.
Palavras-chave: Globalização. Meio técnico-científico-informacional. Brasil. (Des)territorialização.

INTRODUÇÃO
O período atual é marcado, segundo Harvey (2009), por uma intensa compressão do espaço-tempo, compressão esta que tem exercido uma influência desorientada e de rompimento sobre as práticas político-econômicas, sobre o equilíbrio do poder de classe, bem como sobre a vida social e cultural das pessoas. E a principal razão desse processo corrente foi a transição do modelo de acumulação fordista para o de acumulação flexível, que trouxe a rápida implantação de novas formas organizacionais e novas tecnologias produtivas. Assim, pode-se afirmar que se produziu uma compressão do espaço pelo tempo, dada a velocidade dos fluxos transitando por redes materiais de comunicação e informação, designando o seguinte cenário:
Se os capitalistas se tornam cada vez mais sensíveis às qualidades espacialmente diferenciadas de que compõe a geografia do mundo, é possível que as pessoas e forças que dominam esses espaços os alterem de um modo que os torne mais atraentes para o capital altamente móvel (HARVEY, 2009,
p. 266).

Nesse

Relacionados