Diagnosticos de enfermagem para radio e quimio

Páginas: 24 (5795 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Caren Silmara S. de Barros
Hérica Silvânia S. Lima
Priscila Alves de Lima
Thaís Couto de Camargo
Wanessa Jéssica Dinelly da L. de Azevedo

DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES EM RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA

Santarém-PA
2012
Caren Silmara S. de Barros
Hérica SilvâniaS. Lima
Priscila Alves de Lima
Thaís Couto de Camargo
Wanessa Jéssica Dinelly da L. de Azevedo

DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES EM RADIOTERAPIA E QUIMIOTERAPIA

Trabalho apresentado a Enfª: Irinéia Barcelar para avaliação parcial da disciplina Enfermagem nas Clínicas ofertada pelo curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará.

Santarém-PA
2012DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES EM RADIOTERAPIA

INTRODUÇÃO
O câncer é um processo patológico que se inicia quando uma célula anormal é transformada pela mutação genética do DNA celular, formando um clone e proliferando de forma anormal, ignorando os sinais de advertência da regulação de crescimento no ambiente circunvizinho à célula, que por sua vez adquirem característicasinvasivas com consequentes alterações nos tecidos ao seu redor.
Assim, as células infiltram-se nesses tecidos e acessam os vasos sanguíneos e linfáticos, os quais as transportam até outras regiões do corpo, o que é chamado de metástase, ou seja, um processo de disseminação do câncer para outras partes do corpo (BRUNNER;SUDDARTH, 2002).
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais,empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregamenergia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.

OBJETIVOS
Destruir as células tumorais da região comprometida, agindo de forma aalterar ou danificar a molécula de DNA; Não comprometer tecidos normais; Reduzir ao máximo o risco de complicações.
FINALIDADES DA RADIOTERAPIA
Como a radioterapia é um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada de forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré-, per- ou pós-operatória. Também pode ser indicada antes,durante ou logo após a quimioterapia.
A radioterapia pode ser radical (ou curativa), quando se busca a cura total do tumor; remissiva, quando o objetivo é apenas a redução tumoral; profilática, quando se trata a doença em fase subclínica, isto é, não há volume tumoral presente, mas possíveis células neoplásicas dispersas; paliativa, quando se busca a remissão de sintomas tais como dor intensa,sangramento e compressão de órgãos; e ablativa, quando se administra a radiação para suprimir a função de um órgão, como, por exemplo, o ovário, para se obter a castração actínica.

TIPOS DE RADIOTERAPIA
De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas formas:
Radioterapia externa ou Teleterapia na qual a radiação é emitida por um aparelho direcionado ao local a sertratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias.
Braquiterapia é uma modalidade de Radioterapia na qual o elemento radioativo é colocado em proximidade ou dentro do órgão a ser tratado. Para isto são utilizados elementos radioativos específicos, de pequeno tamanho e formas variadas, que são colocados na posição de tratamento através de guias chamados cateteres ou sondas.
AS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diagnostico de enfermagem
  • Diagnóstico de enfermagem
  • Diagnóstico de enfermagem
  • Diagnósticos de enfermagem
  • diagnostico de enfermagem
  • Diagnóstico de enfermagem
  • diagnostico de enfermagem
  • Diagnosticos de enfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!