Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

















Trabalho sobre Diabetes

















Jundiaí/ 2011

[pic]








Trabalho sobre Diabetes





Trabalho realizado sob a orientação da Profª Marta Spinace
Para disciplina Gestão de dietas modificadas especiaisTécnico em Nutrição e Dietética 3º módulo noturno.





















Índice

Introdução 04

Diabetes tipo 1 e tipo 2 05

Sintomas da diabete 06

Atenção aos exercícios físicos 07

Conclusão 10

Referências Bibliográficas11































Introdução

Diabetes é uma doenças muito comum e, principalmente quando não é tratada de maneira correta, pode levar a muitas complicações graves, podendo assim ocasionar a morte. É uma doenças sem cura, mas que pode ser controlada. Quando otratamento é feito de forma adequada, as pessoas com diabetes pode ter uma vida praticamente normal e sua expectativa de vida aumenta. O tratamento envolve uma série de cuidados com medicações, dieta, exercícios e visitas regulares ao médico. Este trabalho tem como objetivo de fornecer informações sobre essa patologia, no qual está presente na vida de muitas pessoas, interferindo no modo de vidatanto social quanto alimentar.

































Diabetes tipo 1 e tipo 2

A diabetes tipo 2 ou chamado de Diabetes Mellitus, é o tipo mais comum e consideravelmente o mais preocupante no qual na sua maioria atinge os adultos. A diabetes mellitus é uma disfunção no metabolismo dos carboidratos, ocasionada na maioria dos casos, por uma produçãoinsuficiente de insulina (um hormônio excretado pelo pâncreas) ou pelo má utilização da insulina pelas células do corpo. Como a insulina é uma substância que facilita a entrada da glicose (carboidrato já ingerido) nas células, sua falta faz o contrário, ou seja leva ao acumulo de glicose no sangue, provocando o que se chama de hiperglicemia onde ocorre um desperdício do açúcar ingerido, que dosangue é filtrado pelos rins e eliminado pela urina. Por isso a urina dos diabetes é doce (glicosúria).

A insulina também possui outras funções. Ela promove a transformação da glicose (carboidrato uni molecular) em glicogênio (carboidrato pluri molecular) armazenado no fígado e nos músculos, que funcionam como combustível principal do exercício físico. A insulina ainda impede que a moléculade carboidratos diferentes da glicose, como a frutose, sejam transformadas em glicose. No fim da contas, todas as funções da insulina levam à redução da concentração da glicose no sangue.

O portador de diabetes 2 não precisa de injeções de insulina daí a ser chamado de diabético não insulino-dependente. As concentrações de glicose em sua corrente sanguínea podem ser controladas a partirde uma dieta específica, exercícios físicos e, em alguns casos medicamentos via oral. É mais comum em adultos, mas também tem aumentado o numero de casos em adolescentes.

Existe outro tipo de diabetes, chamado diabetes tipo 1, ou insulino-dependentes, no qual o indivíduo necessita de injeções diárias de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. A diabetes tipo 1, costuma semanifestar desde infância e é causada pela destruição das células do pâncreas que secretam a insulina. Ainda não se ao certo o porquê dessa destruição, que ás vezes acontece devido a uma virose, ou por degeneração das células, ou pela ação do próprio sistema imunológico.

A maior preocupação em torno da diabetes tipo 2 se justifica pelo número de casos que têm aparecido, pela sua...
tracking img