Diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIABETES

O que é ?

Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelonúmero de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.
Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em: 

DIABETES TIPO 1:
Ocasionada pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta da insulina.

DIABETES TIPO 2:
Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação de insulinaassociado a uma relativa deficiência de sua secreção.

DIABETES GESTACIONAL:
Circunstancia na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em pacientes sem aumento prévio da glicose.

DIABETE EMOCIONAL:
Ocorre quando o paciente tem quadros emocionais elevados.

OUTRAS FORMAS DE DIABETES:
Quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas e uso de medicamentos, drogasou outras doenças endócrinas.




















Como se desenvolve?


Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do Diabetes.
No Diabetes tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença,são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.
No Diabetes tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que estápresente na maioria dos pacientes.
Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesão anatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por álcool, drogas, medicamentos ou infecções, entre outras.
































O que se sente ?


Os sintomas do Diabetes são decorrentes do aumento da glicemia e dascomplicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.
Os sintomas do aumento da glicemia são:

1- Sede excessiva.
2- Aumento do volume da urina.
3- Aumento do numero de micções.
4- Surgimento do habito de urinar a noite.
5- Fadiga, fraqueza, tonturas.
6- Visão borrada.
7- Aumento do apetite.
8- Perda de peso.


 Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente epodem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre/ outras. 

Sintomas visuais:

O paciente com DM descompensado apresenta visão borrada e dificuldade de refração.As complicações a longo prazo envolvem diminuição da acuidade visual e visão turva que podem estar associadas a catarata ou a alterações retinianas denominadas retinopatia diabética. A retinopatia diabética pode levar ao envolvimento importante da retina causando inclusive descolamento de retina, hemorragia vítrea e cegueira.



Sintomas cardíacos:


Pacientes diabéticos apresentam uma maiorprevalência de hipertensão arterial, obesidade e alterações de gorduras. Por estes motivos e, principalmente se houver tabagismo associado, pode ocorrer doença cardíaca. A doença cardíaca pode envolver as coronárias, o músculo cardíaco e o sistema de condução dos estímulos elétricos do coração. Como o paciente apresenta em geral também algum grau de alteração dos nervos do coração, as...
tracking img