Diabetes mellitus tipo 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O diabete mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção do estilo de vida pouco saudavam como o sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo omundo.( BRASIL, 2006)
As consequências humanas, sociais e econômicas são devastadoras; são 4 milhões de mortes por ano relativo ao diabetes e a suas complicações ( com muita ocorrência prematura), o que representa 9% da mortalidade mundial total, o grande impacto econômico ocorre anotadamente nos serviços de saúde como consequência dos crescentes custos de tratamento da doença e de suascomplicações.( BRASIL, 2006)
Sendo um grande desafio para o Sistema Único de Saúde, detectar, estabelecer diagnóstico, identificar lesões em órgãos-alvo ou complicações crônicas e efetuar tratamento adequado para o DM, pois são situações que necessitam de intervenções imediatas pela alta prevalência na população brasileira e pelo grau de incapacidade que provocam. (HAS E DM PROTOCOLO, 2001)
Esseestudo visa discutir sobre a fisiopatologia, complicações as quais a diabetes pode levar a epidemiologia dentro do estado de São Paulo e no país, através destes parâmetros expostos vemos a necessidade de intervenções e adição de esforços de todos os envolvidos com essa grave situação de saúde pública, tendo como estratégia principal a prevenção da doença e a promoção da saúde, objetivando assim umamelhor qualidade de vida para a população.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é discutir os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento e à progressão da Diabetes Melito tipo 2, assim como as estratégias de prevenção, prevalência das complicações e os recursos terapêuticos que podem ser empregados para evitar a instalação ou retardar a sua progressão.

3. METODOLOGIA

Para atingiro objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura. A principal vantagem deste tipo de estudo reside no fato de permitir investigar uma ampla gama de fenômenos por meio de pesquisa em materiais já elaborados, possibilitando o aprimoramento de idéias e conceitos, sendo constituídos de livros de leitura corrente, artigos científicos, teses e dissertações, periódicos de indexação, e anais deencontros científicos de bases de dados digitais. A pesquisa bibliográfica pode ser entendida como um processo que envolve as seguintes etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico, formulação do problema, elaboração do plano provisório de assunto, busca de fontes, leitura do material, tomada de apontamentos, confecção de fichas, construção lógica do trabalho e redação do relatório.
Foramselecionados12 artigos, 3 cadernos de atenção e 1 manual sobre diabetes que respondiam ao objetivo deste estudo.Posteriormente, realizamos leituras cuidadosas do material selecionado extraindo conceitos abordados e de nosso interesse, de acordo com o objeto de estudo, comparando-os e agrupando-os sob a forma de categorias empíricas.
Assim, unidos por similaridade de conteúdos, construímoscategorias para análise, como apresentadas a seguir.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1. CONCEITO E FISOPATOLOGIA

O diabetes mellitus tipo 2 ( DM2) é uma síndrome heterogênea que resulta da deficiência de secreção de insulina ou de sua ação.( FERRANNINI,2000)
Também uma síndrome múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de exercer adequadamente seus efeitos, caracteriza-se porhiperglicemia crônica, frequentemente acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção do endotélio. (SES, 2010).
O DM2, descreve uma condição de hiperglicemia em jejum que ocorre apesar da disponibilidade da insulina, consiste no distúrbio da secreção da insulina, resistência periférica á insulina (RI) e maior produção hepática da glicose. ( PORTH, 2004)
Ocorre uma série de reações...
tracking img